quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Faculdade de Ilhéus realizou o maior vestibular de sua história

Há onze anos em pleno funcionamento, a Faculdade de Ilhéus realizou, no último domingo, dia 10, o maior vestibular de toda a sua história. Cerca de mil candidatos, oriundos de diversos municípios da região, concorreram às vagas oferecidas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia. A prova transcorreu com absoluta tranqüilidade, no período das 8 horas ao meio-dia.


Dos três enunciados apresentados para a prova de redação, “a questão do lixo, a necessidade de reciclagem e o meio ambiente” foi o que mais atraiu a opção dos candidatos. Os demais temas foram sobre a utilização de animais em experimentos científicos e sobre a importância da Lei de Acesso à Informação. O estudante Yuri Almeida, de 19 anos, tenta vaga em Direito e preferiu o tema da ecologia por considerar muito recorrente na atualidade, não apenas no Brasil, mas em todo o planeta. Graciele Cardoso Carvalho, 20 anos, quer estudar Administração e optou pela questão do lixo porque é um assunto que ocupa espaço no noticiário todos os dias.

A estudante Luara Figueiredo e Sá, 18 anos, quer cursar Direito. Segundo ela, a opção pelo tema do lixo foi porque “a sociedade está alienada, consome muito e esquece da ecologia, do meio ambiente”. Por outro lado, Maria Moura e Maria Luísa Andrade, que têm 17 anos, tentam uma vaga também no curso de Direito e escolheram o tema sobre a importância dos experimentos científicos com o uso de animais. Para Maria Moura “deve haver as pesquisas de uma forma não prejudicial aos bichos” e na opinião de Maria Luísa, “o ser humano se sensibiliza quando se fala de animais, sobretudo o cachorro, que é tão próximo.” Contudo, reconhecem que os experimentos trazem benefícios como cura e prevenção de doenças.

O ilheense Hequison d´Carmo Sodré, 17 anos, fez vestibular para Administração e na redação optou pela importância da Lei de Acesso à Informação. Argumentou que “o acesso à informação é básico e para todos, de forma que entramos em um comodismo que algumas coisas ficam ocultas e não nos atentamos para questões cruciais importes da política do governo do nosso país. A jovem Thais Moreira Guedes, 17 anos, quer fazer Enfermagem. Ela também optou pelo tema da Lei de Acesso à Informação por considerá-lo mais fácil para a elaboração do texto.

Credibilidade – A maioria dos vestibulandos ouvidos pela reportagem afirmou que decidiu disputar uma vaga na Faculdade de Ilhéus pela credibilidade da instituição e pela qualidade de ensino observada. Yuri de Almeida, por exemplo, optou por fazer Direito por causa do quadro docente, no qual muitos professores também lecionam na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), além da infraestrutura do campus. A gêmea Juliana Nogueira, de 23 anos, disse que reside próximo a outra instituição, mas prefere a Faculdade de Ilhéus porque as salas e os demais espaços são mais amplos.

Já os estudantes que querem cursar Odontologia, o mais novo curso da Faculdade de Ilhéus e o mais concorrido do vestibular, afirmam que o pioneirismo do curso é um forte atrativo da Instituição. É o caso de Marina Simões, de 19 anos, que faz Fisioterapia em Itabuna, mas quer Odontologia em Ilhéus. João Marcos Oliveira de Araújo, 20 anos, disse que optou pela Faculdade de Ilhéus porque o curso de Odontologia é o mais próximo de sua cidade, Itabuna.

por - Zé Carlinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...