quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Equipe da Santa Casa de Itabuna foi destaque no livro “Casos Clínicos em Oncologia”


A cada ano a Oncologia - área da medicina dedicada ao tratamento dos pacientes com Câncer – registra avanços significativos em vários aspectos, inclusive no crescimento da produção científica. Dentro desse contexto de efervescência acadêmica na produção de livros, merece destaque “Casos Clínicos em Oncologia” - livro lançado recentemente pela editora Iátria, de São Paulo, e que conta com importante colaboração de profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).



A publicação reúne experiências teóricas e práticas de colaboradores de várias partes do país. Eles fazem uma profunda abordagem de vários temas dentro da oncologia, entre eles, Câncer de Laringe, Câncer de Cavidade Oral, Câncer de Tireóide e Câncer de Bexiga. De autoria das enfermeiras Andrea Bezerra Rodrigues (Doutora em Enfermagem) e Patrícia Peres de Oliveira (Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação), a obra foi produzida pensando não somente nos oncologistas, mas também nos médicos em geral, enfermeiros e estudantes da área.

Os profissionais da Santa Casa de Itabuna tiveram participação em três capítulos. O primeiro que trata do “Câncer de Cavidade Oral – Cap. 5”,  foi uma produção do médico cirurgião de Cabeça e Pescoço, Lincoln Warley Ferreira (diretor técnico do Hospital Calixto Midlej Filho e gerente-médico da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da SCMI), juntamente com as enfermeiras Pabline do Prado (coordenadora da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da SCMI) e Noélia Oliveira (coordenadora do Projeto de Extensão Educação Continuada da Universidade Estadual de Santa Cruz). Em tópicos eles comentaram sobre os exames, medicações e o câncer em questão.

O capítulo 6 que trata do “Câncer de Tireóide” também foi fundamentado pelo médico Lincoln Warley Ferreira e as enfermeiras Larissa Morgana dos Santos, (do Serviço de Educação Continuada da SCMI), Thalita Matos (da Unidade de Internação Cirúrgica da SCMI) e Sônia Maria Isabel Lopes (Professora da Uesc). Por fim, o Capítulo 9 que trata do “Câncer de Esôfago” foi apresentado pelas enfermeiras Pabline do Prado (SCMI), e Myrian Ribeiro da Silva e Emanuela Cardoso da Silva, da Uesc.

Para o médico Lincoln Warley Ferreira, foi de extrema importância a participação da equipe da Santa Casa de Itabuna nesta publicação, pois além de reafirmar o potencial de cada um, contribuiu para o crescimento profissional de todos os envolvidos, além de reforçar a parceria ensino/assistência com a Uesc através dos seus projetos de extensão.

A mesma idéia compartilha a enfermeira Larissa Morgana. “A Santa Casa é referência na região para tratamento do câncer. Frente a esta clientela assistida, faz-se necessária a atualização dos profissionais bem como seu desenvolvimento para assegurar a qualidade da assistência fornecida. Creio que esta obra seja um reflexo de que os profissionais estão se dedicando a alcançar esta qualidade”, finalizou.

Da assessoria
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...