quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Desfile da Beleza Negra é adiado devido às fortes chuvas em Ilhéus

O desfile da Beleza Negra promovido pela SDS, que seria realizado nesta sexta-feira, 29, foi adiado o dia 6 de dezembro por conta do mau tempo. Evento encerra as atividades do mês da Consciência Negra em Ilhéus.
 Por consequência das fortes chuvas que estão incidindo em Ilhéus, o desfile da Beleza Negra que estava programado para esta sexta-feira, dia 29, foi adiado para o próximo dia 6 de dezembro, na Rua Jorge Amado, Centro, a partir das 14 horas.Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), para as crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – os antigos programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Projovem Adolescente – o evento tem como principal objetivo ressaltar a beleza e resgatar a autoestima dos menores assistidos pelo órgão.

O desfile encerra as atividades do mês da Consciência Negra em Ilhéus. Em novembro, as unidades de atendimento do SCFV promoveram várias atividades de conscientização sobre a história, importância e realidade da população negra no país para os menores atendidos pelo serviço. Ilhéus conta atualmente com 21 espaços do Peti e 14 do Projovem.
Ciclos de Capoeira – Outra ação voltada para discutir aspectos referentes à valorização da cultura negra em Ilhéus, foi o Ciclo de Seminários Salve a Capoeira, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), do Centro de Culturas Populares e Identitárias do Governo do Estado da Bahia e do Instituto Internacional de Capoeira e Turismo. No último sábado, dia 23, mais de 160atletas, estudiosos e mestres de capoeira de diversas cidades como Gandu, Aurelino Leal, Itajuípe e Itabuna reuniram-se no Centro de Convenções.
Durante o encontro, foram discutidos temas do encontro como a construção do Plano de Salvaguarda e a formação do Conselho Gestor de Capoeira na Bahia, além de questões ligadas ao mercado de trabalho, internacionalização da capoeira, atividades esportivas e de turismo. Após Ilhéus ainda serão realizados seminários em outros três municípios baianos: Salvador, no dia 15 de dezembro, Feira de Santana (12 de janeiro de 2014) e, por fim, em Vitória da Conquista (8 de fevereiro).   
Na abertura do evento, o secretário de Cultura, Paulo Atto, ressaltou que a capoeira é um dos mais importantes elementos da identidade brasileira e destacou a necessidade destes encontros como “um espaço de consenso”, onde os interesses profissionais e coletivos devem ser discutidos. Do mesmo modo, a secretária de Educação , Marlúcia Rocha, pontuou que Ilhéus deve ter como atividade de educação física ou esportiva regular a capoeira e solicitou a cooperação dos profissionais presentes com a gestão municipal para que este objetivo seja alcançado.
 Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...