segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cortejo a Zumbi na programação do mês da Consciência Negra

Um cortejo a Zumbi, com saída às 16 horas, do Jardim do Ó, em direção ao monumento em sua homenagem na Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, será o ponto alto das atividades desta terça-feira, 19, da programação do mês da Consciência Negra, em Itabuna, cujo dia oficial é 20. O cortejo terá a participação de representantes de terreiros de candomblé, grupos de capoeira, estudantes e de instituições do coletivo negro.  


Como parte da programação, o secretário da Assistência Social de Itabuna, José Carlos Trindade, participou na tarde de hoje de uma roda de conversa sobre o tema “Novembro de Direitos e Identidades Negras”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz, reunindo estudantes, participantes de movimentos sociais e culturais negros da região.

Na oportunidade, o secretário José Carlos Trindade explicou que essa discussão é de extrema importância, especialmente, porque cada um pode contar sua experiência pessoal e social. Hoje às 19 horas, ainda na UESC, acontece uma palestra da procuradora de Justiça de Pernambuco, Bernadete Azevedo, que tratará sobre o tema “Racismo em foco”.

Participaram da mesa de debates na Uesc, a representante e militante do Movimento Negro Unificado – MNU de Itabuna, Maria Domingas Mateus de Jesus; o presidente do Grupo Humanus, Itamar Santos; Movimento Mulheres em Luta, Kaliana Oliveira, e da Associação Nacional de Estudantes Livre, Cristina Santos. As atividades prosseguem até o próximo dia 29, inclusive com a realização concurso Beleza Negra, no dia 20, na Usemi e seminários na escola estadual Amélia Amado, em Itabuna.

Da Departamento de Comunicação Social
Por: Naudielle Silva
Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...