segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Balcão do Empreendedor de Ilhéus estrutura projetos para 2014

Estão em fase de planejamento dois novos projetos. Um voltado para o desenvolvimento dos agentes das comunidades que atuam com o turismo, e de agronegócios, com vistas à criação de cooperativas.

O programa Balcão do Empreendedor de Ilhéus já começou a elaborar estratégias de atuação para 2014, com o objetivo de fomentar a economia do município, possibilitando que pequenos comerciantes se tornem empresários de sucesso. Segundo o Agente de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), José Roberto Garcia, estão em fase de planejamento projetos voltados para as atividades turísticas e de agronegócios.

Para Garcia, a proposta é trabalhar o turismo em comunidades específicas, desenvolvendo as potencialidades dos agentes locais, transformando suas atividades em atrativos, considerando a própria organização local. “Vamos capacitar os donos dos pequenos empreendimentos das localidades de Ilhéus para o receptivo, bem como os artesãos, cozinheiros, costureiros e demais autônomos cujos trabalhos podem ser capitalizados junto ao setor turístico”, destaca Garcia.
Já com relação ao projeto de agronegócios, o agente da Sedic explica que a ideia é estimular o aproveitamento total dos produtos agrícolas, como cascas e sementes dos frutos, produção de polpas e chocolate artesanal para a comercialização. Garcia ressalta que está inclusa na proposta a formação de associações e cooperativas.                  
Os novos projetos foram concebidos após o 2º Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico Local, que ocorreu no final de outubro, em Foz do Iguaçu, Paraná, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Participaram do evento, 3.186 pessoas, entre painelistas, convidados e público em geral. A maioria dos participantes, 2.427, veio da América Latina e outros 759 de outras partes do mundo, num total de 68 países representados.
No fórum, foram trocadas experiências entre os participantes, possibilitando a elaboração de propostas para o desenvolvimento local. “A nossa participação no fórum foi extremamente importante. Pudemos apresentar os serviços do Balcão do Empreendedor de Ilhéus e adquirimos conhecimentos para fomentar a atividade econômica de forma ordenada, através da concepção de projetos para gerar novas oportunidades de crescimento dos ilheenses empreendedores”, destaca Garcia, que representou o município no evento.
 Da - Secretaria de Comunicação-Ilhéus – 11/11/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...