sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Turismo “vende” Canavieiras às operadoras


O secretário municipal do Turismo, Fernando Volpi, vem mantendo contato com as grandes operadoras de turismo, a exemplo da CVC, Booking.com, Peixe Urbano dentre outras, que trabalham com turistas de baixo a médio poder aquisitivo faturando em até 12 vezes os pacotes. Para isso, hotéis, pousadas, restaurantes e empresas de equipamentos de lazer estão cadastrados.

Esse trabalho vem produzindo resultados positivos e a CVC, voltou a operar em Canavieiras com ônibus vindos de Ilhéus, trazendo turistas de todo o Brasil, com tendência da ampliação da frequência. As operadoras acenam para a retomada de importantes parcerias, bastando, para isso, da implantação de uma empresa especializada em turismo receptivo.
Explica Fernando Volpi, que uma das recomendações do prefeito Almir Melo é promover o resgate do turismo de veraneio, através da divulgação das atrações de Canavieiras junto às entidades de classe. “Estamos em contato permanente com associações, a exemplo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Associação dos Servidores do Banco Central e entidades que congregam pessoas da melhor idade”, relata.


Além da divulgação presencial, também estão sendo enviados vídeos e folhetos, mostrando a arquitetura do casario construído na época áurea dos “coronéis do cacau”, os pontos turísticos e o calendário de eventos da cidade. “Nossa intenção é manter o Sítio Histórico permanentemente ocupado com eventos esportivos e culturais durante todo o período do verão”, informa Volpi.
Além da beleza do Sítio Histórico, da gastronomia rica em frutos do mar e das praias, a Secretaria do Turismo está realizando o mapeando dos rios e mangues. “O meio ambiente é um excelente produto para as operadoras venderem aos clientes, e temos uma malha fluvial de beleza ímpar, permitindo passeios ecológicos e pescarias, a depender da estação”, apresenta Fernando Volpi.
Outro trabalho que está sendo realizado pela Secretaria do Turismo é a conscientização dos empresários dos equipamentos turísticos, orientando-os para novos investimentos e cursos de aperfeiçoamento da mão de obra. Também estão sendo mantidos contatos com empreendedores e investidores de entretenimento de outras cidades, como Porto Seguro, com vistas à ampliação da oferta de novos equipamentos na cidade.


Casas nas zonas urbana e rural

Com a assinatura do Termo de Adesão do Programa Minha Casa, Minha Vida, pelo prefeito de Canavieiras, Almir Melo, com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), foi ampliada a possibilidade de contratar a construção de novas casas populares. A estimativa é que a Prefeitura tenha a capacidade de implantar 800 unidades residenciais em todo o Município.

Segundo o prefeito Almir Melo, do total de 800 casas, 500 são destinadas à população da área urbana, enquanto as outras 300 devem ser construídas para os moradores da zona rural, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Para possibilitar a contratação desses recursos, servidores do Município estão realizando o cadastramento da população urbana e rural, para conhecer a demanda real.
O projeto inicial previa a contratação de 42 unidades residenciais para substituir os barracos com condições mínimas e dignas de habitabilidade, e outras 60 casas populares – ambas contratadas junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida –, documentação já se encontra na CEF. Com o resultado do diagnóstico, novos projetos serão elaborados com a finalidade de beneficiar esse segmento da sociedade que se encaixe nas diretrizes do programa.

Seleção – De acordo com a legislação do Governo Federal, o processo de seleção dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV)prioriza famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e famílias de que façam parte pessoas com deficiência. São consideradas áreas de risco aquelas que apresentam risco geológico ou de insalubridade, e em locais sujeitos a desmoronamento, dentre outras.
PNHR- O Programa Nacional de Habitação Rural é uma modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, regulamentado pelo Ministério das Cidades, voltado para a população que vive no campo como os agricultores familiares e trabalhadores rurais, ou pertence a comunidades tradicionais. Essa população deve ser organizada por Entidades Organizadoras (EOs) de caráter público (prefeituras, governos estaduais), e de caráter privado como entidades representativas dos grupos associativos.
18-10-2013 (WR) 


Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...