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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Rede hoteleira de Ilhéus investe na gestão de receitas para aumentar a taxa de ocupação

A gestão de receitas, conhecida como Revenue Management, é a forma de antecipar e reagir à procura do cliente, visando aumentar as vendas e o lucro.
 O que seria um hotel com a intenção de projeção nacional e internacional sem estratégia de gestão de receitas ou marketing on lineA gestão de rendimento, também conhecida como agestão de receitasé uma das ferramentas disponíveis para os hotéis para maximizar as vendase garantir uma elevada ocupação de sua criação, não importa a época.

 De acordo com o professor Álvaro Lopes Dias, do Instituto Superior de Gestão, em Portugal, a gestão de receitas, mais conhecida como Revenue Management, visa oferecer uma abordagem diferente à rede hoteleira, numa dinâmica diferenciada e direcionada para a gestão, promoção e marketing de empresas hoteleiras. “Esta prática combina elementos de diferentes áreascomo marketing ou operaçõesa fim de vender quartos de hotel para a pessoa que procura a um preço exato em um determinado momentoEm outras palavras, é a conexão entre a compra e venda.Um quarto vazio é um recurso que não gera receita para hotéis e o mesmo se aplica às companhias aéreas, por exemplo”, explica o professor.
De acordo com pesquisas divulgadas pelo site revenuehoteles.com, a gestão de receitas representam 27% das vendas de hotéis em todo o mundo e possui muitas ferramentas automatizadas que permitem decisões a cada minuto para, dessa forma, garantir que os quartossejam vendidos ao preço certono momento certo, para o comprador certo.
Em Ilhéus, principal cidade turística da região da Costa do Cacau, na Bahia, o investimento da rede hoteleira na gestão de receitas já promete bons resultados para reduzir a sazonalidade do setor. Na opinião de Juliana Brandão, Assistente de Marketing dos hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, a utilização desta ferramenta serve para antecipar e reagir à procura do cliente, evitando os problemas gerados pela baixa demanda e sazonalidade do setor. “Ano passado usamos este tipo de programa em feriados prolongados e os desconto eram de até 20% do valor total. Agora, com o novo site dos hotéis, estamos tentando novamente fazer uso deste programa, que tem como vantagem ter uma previsão de ocupação mais precisa e uma melhoria do planejamento dos novos investimentos”, destaca Juliana.
Por - MSV Soluções em Comunicação Ltda.

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