terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prefeitura tira baronesas do Rio Cachoeira em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur, concluiu na noite de segunda-feira a remoção de cerca de 30 mil metros cúbicos de baronesas que tomavam o leito do Rio Cachoeira no trecho que corta a cidade. O volume das baronesas havia aumentado no final de semana em razão das fortes chuvas que aumentaram o volume de água do rio.  O trabalho para retirada das baronesas já estava programado e acabou coincidindo com a forte chuva do fim de semana. Os serviços foram iniciados as 8 horas com a utilização de duas escavadeiras hidráulicas, pá-carregadeira e retroescavadeira, e ainda duas caçambas e um caminhão-truque que removeram parte da vegetação para o lixão.

Ao utilizar máquinas da própria frota e contar com as chuvas, a Prefeitura deixou de gastar entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão no trabalho de remoção da grande quantidade de baronesas que causavam incômodos à população. Esse seria o custo se a Prefeitura contratasse equipamentos especializados, como estava sendo cogitado. Segundo o secretário Marcos Monteiro, da Sedur, o êxito da operação, que consumiu 12 horas de trabalhos ininterruptos, se deve à elevação do nível do rio, após as fortes chuvas que caíram na região, entre as 16 horas do domingo e a madrugada de segunda-feira.

“Com a forte vazão conseguimos com as escavadeiras hidráulicas da prefeitura ajudar o material orgânico a descer em direção ao mar e evitar que fizesse mais pressão nas estruturas da ponte do Marabá”, relatou, lembrando que a proliferação de vegetação é decorrente da matéria orgânica do esgoto sanitário lançado no leito do rio. A Prefeitura e a Emasa aguardam a liberação de projetos apresentados ao governo federal visando recursos para a construção de redes de coleta e tratamento de esgotos sanitários na maioria dos bairros da cidade da zona sul da cidade.

Além disso, já está sendo finalizado o processo para abertura de concorrência para o esgotamento e implantação de infra-estrutura na zona oeste da cidade em oito bairros: Jorge Amado, Campo Formoso, Sinval Palmeira, Lomanto Júnior, Santa Catarina, Manoel Leão, Nova Itabuna e Maria Mattos (Rua de Palha).  Com isso a Prefeitura prevê que 45% de esgoto sanitário deixarão de ser lançados no rio ante os 14% de coleta, que foram recuperados desde janeiro. A Sedur também planeja manter duas equipes com suporte de balsas para que a vegetação às margens do Rio Cachoeira não se prolifere e seja diariamente retirada. A ponte já foi liberada ao trafego de veículos e de pedestres.

Departamento de Comunicação Social
POr -  Luiz Conceição
Fotos: Pedro Augusto e Gabriel de Oliveira
22.1013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...