terça-feira, 15 de outubro de 2013

Palestra apresentou oportunidades de como Vender para o Governo

Empresários, representantes de entidades locais e a sociedade em geral tiveram a oportunidade de conhecer, nesta segunda-feira (14), a legislação aplicada a Micro e Pequena Empresa para Compras Governamentais. A palestra foi ministrada pela Consultora do Sebrae, Lícia Menezes, que levou alternativas de como ser um fornecedor do Governo. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento do Parque de Exposições, que contemplará uma série de palestras e reuniões até o dia 19.

De acordo com a consultora do Sebrae, facilitar o acesso das Micro e Pequenas Empresas no processo de Compras Governamentais é o caminho eficaz para promover o desenvolvimento local. Para isso, é preciso o envolvimento dos gestores públicos, aprovando no município que ainda não tem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, instituída pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Para o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba), Valdir Ribeiro, o Governo (Federal, Estado e Município) é, sem dúvida, o maior cliente, porém, segundo ele, 80 % dos pequenos empresários não se veem vendendo para o Poder Público. “Nesse sentido, as entidades e o Sebrae têm que estar orientando o gestor público, pois a partir do momento em que o Governo compra, favorece a geração de emprego e renda. Ao mesmo tempo, é preciso agilidade por parte do Poder Público no processo de pagamento”, declarou.

A possibilidade de vender para o Governo Municipal despertou o interesse do empresário Newton Isozaki, que trabalha com máquinas agrícolas e industriais em Itabuna. Apesar de não estar enquadrado na categoria de micro e pequena empresa, a palestra do Sebrae levou ao profissional, mais informações de como se adequar e buscar soluções para participar das licitações, “tendo em vista que as microempresas têm um tratamento diferenciado nas Licitações Públicas”, explicou.    

O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Luiz Ribeiro, parabenizou o Sebrae e os organizadores da Expoíta 2013 por promover o incentivo ao desenvolvimento através dos microempreendedores, além de levar informações importantes de como proceder em processo de compra governamental. As palestras continuam nesta terça-feira (15), no Parque de Exposições Antônio Setenta, com a temática: Lei Rouanet e Fazcultura.

Da assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...