sexta-feira, 25 de outubro de 2013

INSTALADO POR BARTHOLOMEU MARIANO O CAFÉ POMAR COMPLETA 70 ANOS EM ITABUNA

Barthomoleu, tudo começou por ele
Jorge Mariano, à direita
Mostramos hoje, mais uma vez, uma das figuras ilustre e histórico de Itabuna, e que fez muito por esta cidade, o que lhe levou a honraria de ser nome de rua, no Bairro do Pontalzinho, o senhor Bartholomeu Gonçalves Mariano, que fundou o tradicional e conhecido “Café Pomar”, nesta cidade. Hoje um local de muitos encontros de amigos e da família Itabunense e regional.

Roberto Mariano
Bartholomeu Mariano, homem de pequenos negócios, mas de uma grande visão, conforme diz seu filho Roberto Mariano, nasceu em Pilão-Arcado, Bahia, em 19 de Janeiro de 1889.

Chegou ainda na sua juventude a Itabuna, e constitui família onde criou todos seus filhos. Faleceu em 21 de Maio de 1959, e sua esposa, senhora Suzanne Labussiere Mariano, tinha origem francesa.

Rose, filha de Roberto Mariano, 3ª geração
O Projeto de Lei, que lhe deu nome de rua, foi de autoria do então vereador Sandoval Muniz (já falecido), em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao comércio e à comunidade de Itabuna.

De início, o pequeno empresário, Bartholomeu Mariano - informa seu outro filho, Jorge Mariano - instalou o seu primeiro estabelecimento, “Loja Mariano”, na Avenida do Cinquentenário, onde funciona a Loja Vitória. Mais tarde, na Osvaldo Cruz, com a Avenida do Cinquentenário inaugurou “O Café Pomar”, o que está vivo até os nossos dias.  .

Dalva Helena, atual proprietária
O empreendimento que passou de pai para filho, ou seja, de Bartholomeu Gonçalves Mariano, aos seus filhos: Roberto e Jorge Mariano. Depois de muitos anos, sempre corteses cavalheiros, os irmãos resolveram passar  o estabelecimento, onde permaneceram por mais de 50 anos,  ao pé do balcão, atendendo o povo de Itabuna e de toda a região sul da Bahia e de outras paragens, resolveram se aposentar.

Hoje o estabelecimento, um dos mais tradicionais de Itabuna tem a frente à senhora Dalva Helena, que manteve as mesmas tradições, preservando, assim, a sua história.
Na inauguração da nova direção, completou 70 anos

Com essa iniciativa a empresária, que está de parabéns, em manter a pioneira e tradicional casa do cafezinho e do chocolate, no centro da cidade, recebeu muitos parabéns, no último dia 14 de Outubro, quando o estabelecimento completou 70 anos de existência.

Portanto, os Marianos e D. Dalva Helena estão, todos, de parabéns por conservarem parte de nossa memória, o que deixa os verdadeiros itabunenses, e que gosta desta cidade muito orgulhosos; que as autoridades do município sigam esse lindo exemplo.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...