quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ilhéus inscrito no Programa Cidades Digitais

No encontro com o ministro da Comunicação, Paulo Bernardo, o prefeito Jabes Ribeiro apresentou fatores que justificam a inclusão do município no programa, a exemplo da existência de três faculdades, uma unidade do IFBA, além da Universidade Estadual de Santa Cruz, com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

O município de Ilhéus continua inscrito no Programa Cidades Digitais, do governo Federal, que tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos, e caso seja selecionado, o município passará a contar com uma imensa rede para conexão à internet, composta por 26 km de fibra ótica, que alcançará pontos extremos da cidade, como Iguape, na zona norte, N. S. da Vitória, na zona sul, e Salobrinho, na zona oeste. Na mais recente lista de municípios aceitos, o nome de Ilhéus não aparece porque a relação divulgada pelo Ministério das Comunicações abrange apenas as localidades com até 50 mil habitantes.

A primeira etapa do programa com municípios acima daquela quantidade de habitantes, foi realizada em 2011, mas a gestão municipal anterior aparentemente não se interessou em inscrever Ilhéus, o que obrigou o prefeito Jabes Ribeiro a ir a Brasília, no mês de abril, para uma audiência especial com o ministro Paulo Bernardo. No encontro, na sede do Ministério, o prefeito solicitou a inclusão de Ilhéus e observou o absurdo que seria a comunidade ilheense ficar privada ao acesso a serviços tão importantes. A expectativa de Jabes Ribeiro é que o município seja contemplado na próxima etapa do Cidades Digitais.
O ministro informou que o pedido, pelo seu caráter de excepcionalidade, teria que ser examinado pela equipe técnica da pasta mas adiantou sua impressão de que o pleito poderia ser atendido, inclusive salientando a importância de Ilhéus no contexto nacional, ainda que a segunda fase do programa só tivesse a previsão de atendimento às localidades menores. O prefeito ilheense apresentou ao ministro uma série de razões que justificam a inclusão do município no programa, a exemplo da existência de três faculdades, uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além da Universidade Estadual de Santa Cruz, com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Entre outros benefícios, o Programa Cidades Digitais possibilitará a modernização da gestão pública, através da interligação dos setores da administração em uma única rede de fibra ótica. Com isso, a cidade ganha maior autonomia na internet, diminuindo gastos com provedores, suporte técnico, assistências técnicas e demais serviços terceirizados na área. O programa favorece ainda a inclusão digital, a promoção à assistência social e ao incremento da arrecadação municipal, bem como um maior desenvolvimento da cidade nos meios tecnológico, cultural, educacional, econômico, comercial e autossustentável.
O secretário de Planejamento, Tecnologia e Orçamento de Ilhéus, Joaquim Bastos, destaca a importância da participação do município no Programa. “Caso Ilhéus seja selecionada, passaremos a ter 24 pontos de atendimento à população. Além disso, com a implementação do Cidades Digitais, inúmeros órgãos públicos estarão diretamente ligados à administração central da prefeitura, constituindo uma rede que agilizará o andamento dos processos ligados à gestão bem como a prestação dos serviços públicos”, diz.
 Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 17.10.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...