quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DayHORC participa de nova etapa do programa Saúde em Movimento

O Hospital de Olhos vai levar o atendimento médico oftalmológico ambulatorial e cirúrgico para o interior da Bahia, beneficiando milhares de pessoas com problemas de visão, gratuitamente
           Mais de 35 mil pessoas do interior baiano estão prestes a receber atendimento oftalmológico gratuito, com direito a procedimentos de diagnóstico, exames e até cirurgias. Tudo realizado pela equipe do DayHORC Hospital de Olhos, por meio do programa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). As 14ª, 15ª e 16ª etapas vão beneficiar os municípios de Valença (de 08 a 15/11/13), Itapetinga (de 09 a 16/12/13) e Santo Antonio de Jesus (de 07 a 14/01/2014), respectivamente.

A estratégia do governo é promover a saúde ocular da população, cuidando especialmente das pessoas acima de 60 anos, realizando cirurgias de catarata pelo SUS. Podem participar pessoas inscritas no programa Olhar Brasil, alunos matriculados no TOPA (Todos pela Alfabetização) e os alunos do ensino fundamental das escolas vinculadas ao programa Saúde na Escola, na faixa etária de 07 a 14 anos. Para esse público, a meta é disponibilizar consultas oftalmológicas para 100% dos alunos previamente triados pelas escolas.
         De acordo com a Diretora Executiva do DayHORC, Rose Caribé, devem ser realizadas 13.084 consultas e 1.500 em cada etapa do Saúde em Movimento e Programa Olhar Brasil. Além disso, serãodistribuídos aos pacientes óculos e medicação pós-operatória, como colírios. A equipe do DayHORC será composta por 14 médicos especializados no atendimento ambulatorial e cirúrgico.
“Essa iniciativa é de extrema importância para a população de municípios que não dispõem de estrutura física e profissional para atendimentos oftalmológicos, nem ambulatoriais, nem cirúrgicos. Os atendimentos especializados são disponibilizados para a população sob forma de projeto itinerante, mas com a garantia da qualidade e segurança dos processos, alcançando excelentes resultados relacionados à saúde ocular”, ressalta Rose.
         Vale ressaltar que o Saúde em Movimento já realizou, desde o seu início, em 2009, 65 mil cirurgias de catarata, beneficiando moradores de mais de 350 cidades baiana. Além de médicos, a equipe é composta de por enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. O diferencial da ação é o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender a população de diversas regiões do Estado, onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. Assim, milhares de baianos podem voltar a enxergar e recuperar também o prazer de trabalhar, de fazer as coisas que mais gostam, enfim de viver.
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...