domingo, 8 de setembro de 2013

Itabuna dá exemplo de patriotismo na Festa da Independência

       
   “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo... E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva”. Esses versos, imortalizados por Vinicius de Moraes na sua Aquarela, parecia combinar perfeitamente entre a expectativa de milhares de itabunenses por um sábado ensolarado, mas que tiverem de abrir seus guarda-chuvas para acompanhar o Desfile Cívico do Sete de Setembro.

Porém, quem imaginava que a chuva fosse um obstáculo capaz de esvaziar a Avenida do Cinquentenário e triar o brilhantismo da festa pelos 191 anos de Proclamação da Independência do Brasil, se enganou. Ao contrário, as cores dos guarda-chuvas parecia fazer parte do cenário “tudo em volta colorindo”   


Foi assim que o povo de Itabuna foi à ruas e, mais uma vez, deu uma grande demonstração de patriotismo e civilidade celebrando o Sete de Setembro tendo como pano de fundo a obra literária do dramaturgo, cantor e compositor brasileiro Vinícius de Moraes. Por sua vez, às 29 escolas públicas e uma da rede particular, literalmente, encantaram o público trazendo para Avenida os temas e personagens que inspiraram o “poetinha”, através da música, do teatro, da pintura, da dança, ou, simplesmente reproduzindo versos dos poemas de Vinícius.

Com isto, o que se viu foi uma invasão de borboletas, gaivotas, patos, elefantes e tantos outros bichos, sem falar a Garota de Ipanema, na Tarde em Itapuã e no drama de Orfeu da Conceição com sua amada Eurídice.

Depois do hasteamento de bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itabuna, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meire, e do comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Marco Antonio Lemos, o prefeito Claudevane Leite, passou em revista à tropa, na Avenida Fernando Cordier. Em seguida, retornou ao palanque armado na Praça Octavio Mangabeira, aonde recebeu autoridades e convidados para acompanhar os festejos do Dia da Independência.
Ao avaliar o desfile do Sete de Setembro, a secretária da Educação de Itabuna, Dinalva Melo do Nascimento, ressaltou que dois aspectos foram imprescindíveis para a apoteose que foi a Festa da Independência. Primeiro, enfatizou a presença maciça do público na Avenida, mesmo com uma manhã chuvosa, e, em seguida o brilhantismo com que estudantes e professores protagonizaram o desfile.

“Além de atenderem às expectativas propostas pela Secretaria da Educação de homenagear um dos grandes nomes da literatura e da música popular brasileira, foram além e trouxeram para a Avenida uma verdadeira aula de civismo e cultura, enriquecida a partir de um verdadeiro mergulho na obra literária de Vinicius de Moraes”, argumentou Dinalva.

Além das 30 escolas da rede pública e privada, o Desfile Cívico do Sete de Setembro contou com a participação das instituições militares que arrancaram aplausos ao longo da Avenida do Cinquentenário. Inicialmente o Tiro de Guerra abriu o desfile para, logo em seguida, dar espaço ao Colégio da Polícia Militar, ao 15º Batalhão da Polícia Militar,ao 4º Grupamento de Bombeiros Militares, à 1ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual e à Polícia Rodoviária Federal. A Festa da Independência, em Itabuna, contou também com a participação das lojas maçônicas, Lions Clube, Movimento Bandeirantes, Escoteiros, Fundação Marimbeta e Biblioteca Itinerante.


Por -  Erivaldo Bomfim
Foto: Pedro Augusto / Gabriel de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...