quinta-feira, 26 de setembro de 2013

HOJE É DIA DE COSME E DAMIÃO

Essa data celebra, para os católicos, a memória de Cosme e Damião. Os irmãos gêmeos eram médicos e viveram na Ásia Menor. Eles ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro.

Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. Muitas famílias de todo o Brasil, mantendo a religiosidade e a tradição, hoje comemoram, principalmente, na Bahia, o dia dos santos meninos, Cosme e Damião, assim como também são conhecidos. 


No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.   São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Neste sentido, a Igreja de São Cosme e São Damião, na Travessa Bela Vista, bairro Maria Pinheiro, em Itabuna, está contando com uma programação especial.   

As devoções são livres, no Brasil, conforme a nossa Carta Magna. O ser humano tem o livre arbítrio de escolher à aquela religião  que melhor lhe convier,  tudo é uma questão de fé! E o ser humano que tem fé, tem carinho e amor a Deus e ao próximo. O resto é conversa, fiada. Só quem sabe da verdade é UM, o único SER ONIPOTENTE!


Não chame Deus de Pai, se você não considera o seu semelhante  um irmão!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Censura é a arma dos covardes

Português barrado pela PF: ‘censura é a arma dos covardes’ Imagem do jornalista Sérgio Tavares extraída da TV Senado Jornalista quer mostrar...