quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Merenda escolar de Ilhéus prioriza o valor nutricional dos alimentos

O cardápio foi elaborado a partir da preocupação com a taxa de lipídios, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, incluindo pães, frutas, aveia, iogurtes, biscoitos, arroz, feijão, carne, frango, legumes e verduras.
 A merenda escolar de Ilhéus, que voltou a ser servida esta semana nas unidades escolares do município, priorizaos aspectos nutricionais dos alimentos.Na manhã desta quinta-feira, dia 22, por exemplo, a merenda servida na Escola Odete Salman, localizada na Avenida Uberlândia, no Bairro do Malhado, foi salada de frutas, acompanhada por uma porção de aveia. Seguindo a proposta de alternar lanches com almoços, nesta sexta-feira dia 23, o cardápio oferecerá arroz, feijão mulatinho e ensopado de músculo bovino.

Com 8 anos de idade, o estudante Bruno Santana, que cursa a 2ª fase do ciclo II (antigo 2º ano primário), entende que a alimentação escolar é um estímulo para a frequência à escola e melhoria do rendimento em sala de aula. “É melhor estudar com a barriga cheia”, comentou o pequeno estudante, enquanto fazia a refeição, durante o intervalo na manhã desta quinta-feira. “Gosto mais de comer pão, biscoitos e salada de frutas”, frisou.
De acordo com a nutricionista da Prefeitura de Ilhéus, Pollyanna Costa, o cardápio diário atende as recomendações do governo Federal, que levam em consideração o teor de calorias e o percentual médio de nutrientes.Segundo a profissional, o cardápio, que alterna lanches e almoços, foi construído a partir da preocupação com a taxa de lipídios, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. “Tudo para que o nosso alunado tenha, no seu dia-a-dia, uma alimentação saudável e nutritiva, capaz de contribuir para a melhor aprendizagem possível”, diz, ressaltando que a merenda inclui pães, frutas, aveia, iogurtes, biscoitos, arroz, feijão, carne, frango, legumes e verduras.
Segundo a vice-diretora da Escola Odete Salman, Maria Aparecida Rodrigues, a unidade escolar possui, ao todo, 16 professores e 572 alunos. As aulas ocorrem nos três períodos do dia (das 7h30 às 11h30; das 13 às 17 horas; e das 18h30 às 21h30), contemplando as séries do primeiro ao quinto ciclos, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Reestruturação - As unidades da rede municipal de ensino de Ilhéus voltaram a ser beneficiadas com a distribuição da merenda escolar, a partir da última terça-feira, dia 20, em ação que contemplará 51 escolas e favorecerá 24.345 alunos. A regularização só foi possível em virtude do pagamento de uma dívida de R$ 638.286,73, deixada pela gestão anterior, ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, considera a regularização da merenda escolar um passo de grande importância para a reestruturação da rede municipal de educação de Ilhéus.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus - 22.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...