sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ilhéus receberá Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma

Será realizado no hotel Praia do Sol, em Ilhéus, entre os dias 14 e 17 de agosto, o 15º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (COLT) e 5º Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), com o apoio da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da Universidade Estadual de Santa Cruz (LATE-UESC) e de outras ligas do trauma do Estado, tem como objetivo discutir assuntos relacionados ao tema e promover a melhoria no atendimento na região.

O COLT Ilhéus 2013 prevê a participação de mais de mil pessoas, entre estudantes e profissionais da área de saúde que atuam no atendimento às vítimas de trauma e emergências. Nos quatro dias do evento, reunirá 4 palestrantes internacionais, 24 nacionais e 30 convidados locais, que se dividirão em mesas redondas, estudos de caso e em 122 apresentações de trabalhos nas modalidades oral e pôster. Entre os convidados, estão o Prof. Raul Coimbra, chefe do serviço de Trauma da Universidade de Califórnia, em San Diego (EUA) e o Prof. Dario Birolini, da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional em trauma no país.
De acordo com Diego Moreira Arruba, presidente do CoBraLT, o trauma é atualmente o principal responsável por óbitos na população adolescente e adulto jovem, atingindo um segmento economicamente ativo e exigindo grande aporte de recursos financeiros que poderiam ser destinados para outros setores da saúde. “Ao longo dos anos, temos realizado pesquisas nos municípios de Ilhéus e Itabuna e os dados são assustadores. Eventos como esse são um fórum de debate sobre a realidade do trauma local e nacional, essencial para a veiculação de problemas e possíveis soluções para as mesmas. Dessa forma, o caráter pedagógico do evento possibilita um meio de formação e conscientização desses futuros profissionais sobre o tema”, completou.
O local
A cidade de Ilhéus será a sede do evento neste ano por conta da viabilidade estrutural e pelo fato de reunir grandes nomes regionais especialistas em trauma. O hotel Praia do Sol foi o local escolhido pela comissão organizadora, por possuir uma infra-estrutura moderna e capaz de atender as necessidades do evento.
Durante o encontro, pretende-se colocar o eixo Ilhéus-Itabuna como capital nacional do trauma, oferecendo à região a oportunidade de debater com os grandes nomes do trauma no Brasil e no exterior as atualizações relacionadas com a terapêutica do paciente politraumatizado, contribuindo para a consolidação da divulgação cientifica na região sul da Bahia.


Pela - MSV Soluções em Comunicação Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...