segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ilheenses têm atendimento compartilhado de saúde

Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ilhéus oferece atendimento com clínico geral, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, educadores físicos, psiquiatras e pediatras.      


Com o objetivo de promover o atendimento compartilhado aos ilheenses, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) retomou as atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), programa do Ministério da Saúde, formado por equipes multiprofissionais. Em Ilhéus, o trabalho é realizado por dois grupos compostos por clínico geral, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, educadores físicos, psiquiatra, pediatra, além de colaboradores de prevenção em saúde. As equipes atuam em regiões distintas do município, que são o centro-sul e o centro-norte-oeste da cidade.

A técnica do programa, Ednágila Pinheiro ressalta que a função do Nasf é essencialmente o de promoção à saúde. “Sua atuação se dá a partir das demandas identificadas no trabalho com as equipes de Saúde da Família”, informa. “Vale destacar que o núcleo não é porta de entrada no sistema, pois o seu trabalho está fundamentado em atuação planejada e elaborada em conjunto de ações junto com estas equipes”, ressaltou.


Conforme explica Ednágila Pinheiro, o trabalho das equipes multiprofissionais tem como base as diversas ações relativas à atenção primária à saúde. Entre elas a promoção de atividades físicas, práticas corporais e complementares, oficinas terapêuticas, de serviço social e de reabilitação, além de atuação em saúde da mulher, do homem, do idoso, da criança e mental. 
Da - assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...