segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Greve em Ilhéus continua

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (05), os trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais de Ilhéus decidiram permanecer em greve por tempo indeterminado e durante toda a semana estarão realizando mobilizações pela cidade, caso o prefeito Jabes Ribeiro insista em não apresentar uma proposta de reposição salarial das categorias. E nesta terça-feira, pela manhã, será realizada uma nova caminhada pelas ruas do centro da cidade, como forma de mostrar para os ilheenses os motivos da greve e a necessidade do fechamento do acordo, para que os servidores voltem às suas atividades normais.


Reconhecendo as dificuldades financeiras que o município atravessa e como forma de estabelecer o diálogo para acabar com a greve, os trabalhadores decidiram abrir mão dos ganhos reais dos salários e apresentaram a proposta de receberem apenas o reajuste da infração, que no mês de maio foi de 5,84%. Já os professores querem o cumprimento da Lei do Piso Nacional, que determina o reajuste de 7,97%, retroativo a primeiro de janeiro. Os servidores também aceitam, assim que for firmado o acordo do pagamento do reajuste, ajudar na auditoria para propor formas de enxugamento da folha de pagamento.  Acontece, segundo os líderes sindicais, que o governo municipal tem se fechado para o diálogo e apresentou a proposta de reajuste zero.

Na semana passada representantes de todos os sindicatos de servidores se reuniram com deputados estaduais e federais, presidentes de partidos e líderes sindicais para mostrar a verdadeira situação da folha de pagamento da prefeitura e solicitar o apoio para sensibilizar o prefeito quanto a necessidade de conceder a reposição salarial, garantindo como percentual mínimo o repasse da inflação. Os sindicatos já se reuniram com os deputados estaduais Ângela Sousa e Pedro Tavares, o deputado federal Josias Gomes, o presidente do Sintepav, Adalberto Galvão, e o presidente da Bahia Gás, Davidson Magalhães. Esta semana as conversas continuarão com reuniões com outros políticos que nas últimas eleições receberam votos dos ilheenses.


Mas enquanto não se fecha o acordo, a greve geral de todos os servidores públicos da Prefeitura de Ilhéus continua por tempo indeterminado e durante o período de paralisação os servidores estarão se concentrando todos os dias, sempre a partir das 8 horas da manhã, em frente ao Palácio Paranaguá, para discutir os rumos do movimento. De acordo com os líderes sindicais, o prefeito Jabes Ribeiro continua insistindo em números irreais e fraudulentos da folha de pagamento com pessoal e se recusa a apresentar uma proposta de reposição salarial dos servidores, o que acaba dificultando o diálogo dos trabalhadores com o governo municipal. 

DA ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...