quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Estudantes e profissionais participam do IX Congresso de Assistência Social de Ilhéus

Durante o encontro, foram debatidas políticas públicas relativas ao financiamento e à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
 A IX Conferência Municipal de Assistência Social organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, realizada no Auditório da Faculdade de Ilhéus, nesta quarta-feira, dia 14, contou com a participação de estudantes de Serviço Social, trabalhadores da rede socioassistencial, sociedade civil e membros de vários órgãos e entidades que trabalham com atenção social no município. O objetivo principal do encontro foi debater as políticas públicas relativas ao financiamento e à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante a palestra magna da conferência, a especialista em assistência social, Vânia Duarte, destacou que o funcionamento da política social deve ser igual às demais políticas públicas, pois o cidadão precisa igualmente de saúde, educação e de assistência. “A lei que regulariza nossa atuação existe há 20 anos e há pouco avanço na sua aplicação, pois a área social ainda é vista como protecionismo e não como direito do cidadão”, observou a palestrante.
A profissional Sueide Mayne apresentou aos participantes a importância dos trabalhadores da área. De acordo com ela, as pessoas que utilizam os serviços ofertados pela rede socioassitencial devem ser atendidas através da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e princípios da Administração Pública, preconizados pela Constituição Federal de 1988. Outros temas como as condições para o trabalho dos técnicos em assistência social, o funcionamento da rede socioassistencial e a avaliação do SUAS pelo usuário também foram debatidos, durante o evento.
Para o titular da SDS, Jamil Ocké, é importante a participação de todos na efetivação das políticas públicas de atenção ao cidadão. “A conferência é uma oportunidade para que a sociedade possa expor seus anseios para que estes sejam atendidos e gerem resultados positivos para toda população”. Durante a tarde, foram realizados grupos de trabalho que versaram sobre os assuntos dos seis eixos temáticos da conferência. Após o debate foram escolhidos delegados que irão levar as propostas de Ilhéus para a conferência estadual e que posteriormente serão levadas para a conferência nacional em Brasília.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 14.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...