quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Empresários mobilizam a sociedade para a reabertura do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho

Uma comissão composta por empresários e um representante do Poder Legislativo realizarou esta semana (13),  uma visita às instalações do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho,em Itabuna com o propósito de verificar “in loco” os pré-requisitos necessários para a sua reativação. Até o final do mês de agosto está prevista a visita de um técnico do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), que fará um levantamento topográfico da estrutura, para a avaliação final da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).


De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Luiz Ribeiro, a reativação do aeroporto impulsionará os investimentos que já estão sendo instalados em Itabuna e região, a exemplo da Universidade Federal do Sul da Bahia. Pensando nisso, ele conclama a participação de todos os representantes da sociedade civil para fortalecer o movimento. “É um momento importante para lutarmos em prol da reativação do aeroporto, pois é uma demanda da região, e precisamos estar unidos com todas as instâncias sociais”.

O terminal possui 1.522 metros de comprimento de pista por 35 metros de largura, em concreto armado, com 11 hangares, uma estação de passageiros e uma torre de controle. No entanto, durante a visita ao aeroporto, os empresários constataram que a estrutura vem sendo utilizada para a prática de auto escola, depósito de objetos e demais serviços. Além disso, foi registrada a presença de residências nas proximidades do aeroporto, mato na pista e muro quebrado, que serão avaliados por um técnico do Derba. 

O aeroporto foi inaugurado em 1947, e no ano de 1980, passou por uma reforma geral, quando foi dotado de uma estrutura capaz de receber aeronaves de grande porte, que funcionou de modo ineficiente. De acordo com o Comandante Francisco de Assis, administrador do terminal em 1991, o fato ocasionou o cancelamento pela ANAC, do funcionamento do aeroporto, no ano de 2004.

Reuniões
A possibilidade de reabrir para aeronaves de pequeno e médio porte vem fortalecendo as discussões entre os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, com a participação das associações e entidades de classe. Na última reunião da ACI, os empresário contaram com o apoio do presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, que se comprometeu em fortalecer a mobilização em favor da reabertura do aeroporto.

Já em um encontro com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, José Humberto Martins ficou estabelecido o apoio do Poder Executivo para a reabertura do aeroporto a partir de uma avaliação positiva da ANAC. Segundo o representante municipal, “a região precisa de outros equipamentos que viabilizem a vinda dos investidores”. 

Da - assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...