terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conselho de Educação fixa normas para escolas de educação em Ilhéus

O Seminário de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus surgiu em virtude do programa ‘O MP e os objetivos do milênio’. Em 2011, o evento reuniu os pais de alunos e em 2012, os dirigentes escolares do município.
A Responsabilidade dos Gestores pelo Ambiente Escolar e a nova Resolução do Conselho Municipal de Educação (CME), que fixa normas para autorização, renovação e extinção das escolas de Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Ilhéus foram os principais temas abordados durante o III Seminário de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, realizado segunda-feira, dia12, no auditório da Justiça Federal.

Realizado através de parceria entre o Conselho Municipal de Educação, o Ministério Público da Bahia e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o seminário surgiu a partir do programa ‘O MP e os objetivos do milênio’, que estipula metas para o setor deeducação. Nesta terceira edição, participaram gestores escolares das redes pública e privada de ensino. 
A promotora de justiça Karine Cherubiniabriu o seminário com uma palestra sobre a Responsabilidade dos Gestores pelo Ambiente Escolar, durante a qual alertou aos diretores e vice-diretores de escolas quanto ao seu “papel na base da pirâmide da Educação”. Conforme a promotora, o diretor de escola é um cargo comissionado e, portanto, possui responsabilidade civil perante a escola.
Durante a abertura do evento, também se pronunciaram o presidente do CME, Reinaldo Soares, a representante da secretaria municipal de educação, Elza Oliveira, os presidentes dosconselhosmunicipais do Fundeb, Osman Nogueira, e de Alimentação Escolar, Nilza Lima, além dos conselheiros Pascoal João e Gilda Porto, respectivos representantes da APPI-APLB e da Direc 06.
Resolução - A Resolução 002/2013, aprovada durante assembleia do CME no dia 29 de julho último, foi apresentada pelo presidente do Conselho, Reinaldo Soares. Segundo ele, a fixação de normas para a autorização, renovação de autorização e extinção das escolas de Educação Infantil representa um passo decisivo para do Sistema Municipal de Ensino de Ilhéus, de acordo com o artigo 19 da Lei 9.394, que fixa as diretrizes da educação nacional.
Soares destacou a importância da integração das redes pública e privada de ensino, no sentido de buscar maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem. A mesma posição foi corroborada pela promotora Karine Cherubini. “A educação não pode funcionar de forma setorizada. Tem que haver integração para conquistarmos a igualdade”, afirmou.
 Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 13.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna teve saldo positivo de empregos

Itabuna teve saldo positivo em fevereiro na geração de emprego com carteira assinada   Na esteira do saldo positivo do Brasil que fechou fev...