quinta-feira, 22 de agosto de 2013

COMUNIDADE DE ITAMARACÁ MERECE RESPEITO

Ponte sobre o Rio Cachoeira, uma das mais atingas de Itabuna, ligando a Itamaracá
nas grandes enchentes o distrito fica isolado  
No surgimento de Itabuna, conforme diz a história, o seu comércio, tudo começou por aqui,  Ferradas e Itamaracá, mas até hoje essa ponte que liga essas duas comunidades, que só passa um carro por vez, apesar de muitas promessas dos governantes, ainda não mereceu a devida atenção do Poder Público Municipal.
A construção dessa ponte muito iria beneficiar essas comunidades rurais, fortalecendo o escoamento agrícola e leiteiro.
A barragem

A barragem de Itamaracá, no Rio Piabanha, além de servir para o lazer, contava com um "véu de noiva", estrategicamente  instalado para isso.  Administrada pela Emasa, servia para abastecer a população local com água tratada,  realização de torneios de futebol e piqueniques, nos finais de semana e feriados.  Mas, com as constantes enchentes do rio, o empreendimento desmoronou tirando todas essas atrações e, consequentemente, prejudicando o comercio dos itamaracaenses, quando muitos pequenos comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos. Uma pena!

Com isso, o distrito de Itamaracá, a nove quilômetros de Ferradas está sofrendo os seus piores dias, sem o seu instrumento de lazer, que nos finais de semana recebia dezenas de pessoas de toda a região, para tomar um banho em seu "véu de noiva", ou participar dos torneios de futebol,movimentando o seu pequeno comércio. A barragem já está completando três anos que desmoronou e ninguém fala  em sua recuperação.

Fotos: Joselito dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...