quarta-feira, 21 de agosto de 2013

AUTORIDADES DEBATEM CRIAÇÃO DO NOVO ESTADO NESTA QUINTA-FERIA NA CÂMARA DE ITABUNA

Nesta quinta-feira (22), às 19hs, na Câmara Municipal de Itabuna, diversas lideranças políticas da região e do Estado estarão se reunido para debaterem sobre a retomada do projeto da transformação da região Sul da Bahia em um novo estado da Federação.

Este movimento teve inicio na década de 80, através do então deputado federal, ilheense, Henrique Cardoso e mais tarde pelo deputado constituinte Fernando Gomes que abraçou o projeto, devido ao grande descaso dos governos da Bahia, com a região sul da Bahia.

Essa discussão paira na região sob a tese de que a criação de um novo estado dará uma autonomia política, econômica e financeira maior para a região cacaueira, conforme declaração do médico Amilton Gomes, responsável pela retomada da medida, que neste sentido já realizou vários encontros este ano.

Com a consistência da ideia, a proposta ainda prevê um acordo com o estado de Minas Gerais e a criação do novo estado modificaria a organização geopolítica do território mineiro. No acordo, o Sul da Bahia disponibilizaria cerca de 100 quilômetros de litoral, no extremo-sul fazendo parte de Minas Gerais. Municípios, como: Mucuri, Alcobaça, Prado e Nova Viçosa passariam a fazer parte desse novo Estado, enquanto o Estado de Minas abriria mão de cerca de 30 municípios.

Outra discussão é o do nome do novo estado, se: “Bahia do Sul” ou ” Santa Cruz”. Enquanto os municípios que poderiam ser contados para a capital: Itabuna, Ilhéus ou Porto Seguro são os mais citados.


Portanto, todos os interessados  ao assunto estão convidados para o plenário Dr. Raimundo Oliveira Lima, da Câmara de Vereadores de Itabuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...