sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Amurc e o Município de Buerarema solicitam celeridade na demarcação de Terras Indígenas

          
Durante uma visita ao município de Buerarema, nesta sexta-feira (16), o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana esteve reunido com representantes do Poder Executivo e criaram um Grupo de Trabalho, composto por integrantes dos poderes locais constituídos com o intuito de buscar uma solução imediata, junto aos governos, Estadual e Federal, bem como o Superior Tribunal Federal (STF) para as invasões indígenas, que já dura 15 dias na localidade.
Veja matéria completa no - http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/08/fazendeiros-acusam-indios-por-invasao-de-terras-no-sul-da-bahia.html

São 47 mil hectares de Terra em disputa, que envolve ainda os municípios de Ilhéus, Una e São José da Vitória. De acordo com o prefeito de Buerarema, José Agnaldo Barreto dos Anjos, em poucos dias foram registradas 32 invasões, com atos de vandalismo, gerando desordem no município.
“É uma situação difícil que o nosso município vem passando. Temos buscando manter a ordem, mas as invasões têm ocorrido com frequência, gerando uma série de conflitos no município. Então, nos cobramos uma atitude rápida do Supremo Tribunal Federal para a demarcação das Terras”, declarou o gestor.
O presidente da Amurc se solidarizou com o prefeito da localidade na perspectiva de garantir a soberania e a autonomia do município, já que é o ente representativo de toda a população, com o propósito de zelar pela segurança, pela paz e pelos interesses políticos, econômicos e sociais de todos.
“Diante da situação a Amurc solicita uma interlocução do meio político e do judiciário para acelerar o processo de decisão, pois além da angústia por parte da população, isso tem causado prejuízos econômicos para toda a região envolvida, já que a economia predominante nessas localidades depende da atividade rural”, pontuo Lenildo.
O Grupo de Trabalho ficará responsável por acompanhar e fornecer dados para que a Associação possa interagir com as instâncias estaduais e federais, bem como o Poder Judiciário, no intuito de alcançar uma solução que atenda aos interesses em comum.
            Nesta sexta-feira, agricultores e comerciantes fecharam a BR – 101, nas proximidades do município como forma de pressionar o Superior Tribunal Federal para deliberar sobre a demarcação da área em litígio.



Por - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...