segunda-feira, 8 de julho de 2013

Wagner visita o Paranaguá e apoia seu uso como museu

Baixe Governador Jaques Wagner e o Prefeito Jabes Ribeiro no Salão Nobre do Palácio Paranaguá - Foto Gidelzo Silva  (Secom Ilhéus) (12).JPG (306,8 KB)
Na sua primeira visita ao Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura de Ilhéus, o governador Jaques Wagner deu total apoio à intenção do prefeito Jabes Ribeiro de transformar aquele tradicional e histórico prédio em um museu e transferir a sede do Executivo para um Centro Administrativo. O prefeito revelou este seu projeto no dia 3 de julho, quando o governador, acompanhado pelos secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo) e Eduardo Salles (Agricultura) e do deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia Legislativa, satisfez seu antigo desejo de conhecer as instalações do Paranaguá, tendo percorrido as mesmas e dito ter ficado impressionado com a imponência de áreas como o Salão Nobre, onde estão expostas as fotos de todos os prefeitos ilheenses. 


Em companhia da primeira dama Adryana Ribeiro, o prefeito guiou o grupo visitante, dando explicações sobre as origens e contando detalhes da história do Palácio Paranaguá. Projeto antigo de Jabes Ribeiro, a construção de um Centro Administrativo, para abrigar a sede do Poder Executivo e as secretarias municipais, tem como objetivo desafogar um pouco o Centro Histórico de Ilhéus, reduzindo também a movimentação diária no prédio, fato que põe em risco a integridade do mesmo, especialmente do assoalho, portas e paredes.

“Além disso, nada mais natural que um prédio da importância do Paranaguá seja transformado em museu, uma vez que, além de abrigar o acervo cultural e histórico de Ilhéus e da região, ele próprio é um elemento de atração, pela riqueza da sua arquitetura e de sua representatividade na história do município”, explicou o prefeito. Foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de um colégio jesuíta. O nome Palácio Paranaguá, é uma homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império, João Lustosa da Cunha Paranaguá, o Marques de Paranaguá, que elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, no ano de 1881, através de lei provincial.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 08.07.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...