terça-feira, 2 de julho de 2013

PROTESTOS NO 2 DE JULHO NA BAHIA

O povo vai às ruas no dia da Independência da Bahia protestar contra os governantes

Festa da Independência da Bahia é marcada por protestos nas ruas

O povo vai às ruas no dia da Independência da Bahia protestar contra os governantes
O povo nas ruas para lutar por direitos. Não é mais um dos protestos que mudaram a rotina do país, mas o maior dos atos cívicos que há no calendário do povo baiano: o 2 de Julho. Hoje, entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus, milhares de pessoas, divididas em blocos, marcharão com bandeiras e faixas para comemorar a Independência da Bahia e, como faz parte da tradição, reclamar.
A bronca começa pelos servidores do município, que estão em greve por maiores salários. “Vamos para a rua mostrar nossa insatisfação com a prefeitura, mas também como cidadãos. Não queremos só melhoria na nossa condição de salário e de trabalho, mas também melhorias na educação, na saúde. Repudiamos a violência policial nas manifestações e na abordagem nas periferias”, disse o coordenador do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Everaldo Braga.
A reclamação contra a ação da Polícia Militar no controle de grandes manifestações estará presente também nas bandeiras de colegas de trabalho dos PMs, os policiais civis. A categoria vai às ruas lutando pela desmilitarização das polícias no Brasil, como forma de acabar com o rigoroso regime interno que passam os policiais militares.
“A gente vê imprensa e cidadão de bem tomando bala de borracha, gás lacrimogêneo. Isso se dá devido ao modo que a PM está sendo educada. A PM tem bons profissionais, mas a formação dela vê o cidadão como inimigo, trabalha para confrontar o cidadão”, defendeu Bernadino Gayoso, secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc). Ele salienta que a bandeira da categoria prevê a incorporação dos militares na Polícia Civil, que seria única.
Do lado dos professores, a insatisfação é geral e atinge governo do estado e prefeitura. A categoria vai às ruas cobrando o pagamento do reajuste salarial aos professores da rede municipal retroativo a maio, data-base do início das negociações; assim como o pagamento da diferença do URV, uma indenização garantida na Justiça para o funcionalismo estadual.
“Além disso, tivemos vitória grande no Congresso com a destinação dos royalties do pré-sal para educação. Agora vamos cobrar por transparência na aplicação destes recursos”, destacou a diretora do APLB (sindicato que representa a categoria), professora Elza Melo.
O governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) confirmaram presença. Já no caso dos médicos, nem governador e nem prefeito são os alvos preferenciais dos manifestantes, que estão revoltados mesmo com a presidente Dilma Rousseff.(Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...