terça-feira, 30 de julho de 2013

Conferência Municipal de Cultura em Ilhéus discute PPA 2014-2017


Para o Secretário de Cultura, Paulo Atto, as conferências são oportunidades para os gestores públicos, artistas e sociedade discutirem sobre ações e políticas culturais.  
 A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Seduc), promove neste final de semana (2 e 3 de agosto), no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado na Avenida Canavieiras, a edição 2013 da Conferência Municipal de Cultura. O evento, que deverá contar com a presença de representantes de diversos segmentos do setor, será aberto às 19 horas, prosseguindo no sábado, das 8 às 16 horas. Durante a conferência, a sociedade terá a oportunidade de discutir o Plano Plurianual (PPA), instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para os próximos quatro anos (2014-2017).

O secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, enfatiza que a proposta é que o PPA seja um instrumento de mediação entre a gestão e o planejamento do setor, na medida em que consiga articular as políticas públicas e viabilizar o diálogo franco com a sociedade e com os governos Estadual e Federal. “Tudo isso tornará possível a captação de recursos e, consequentemente, a ampliação das realizações governamentais”, reitera o secretário municipal.
Políticas culturais – Paulo Atto lembra que as conferências de cultura são espaços de debate e proposição de ações, políticas e programas voltados para o campo cultural, sempre com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e das comunidades culturais, além de artistas, produtores, agentes e articuladores. “Na verdade, é uma das formas da sociedade civil interferir e participar da formulação e da execução das diversas intervenções públicas, para garantir uma gestão democrática da política cultural do município, do estado e do país”, completa, acrescentando que “essas promoções são, também, importantes componentes globais do chamado Sistema de Cultura”.
Histórico – Na Bahia, a cada dois anos, são realizadas conferências estaduais de cultura. A primeira aconteceu em 2005, em Salvador. A partir de 2007, buscou-se realizar as conferências estaduais no interior do Estado, a fim de facilitar o diálogo com e entre os diversos municípios, divididas em etapas municipais, territoriais e setoriais.
A segunda Conferência Estadual, que abordou o tema “Cultura é o quê?”, foi realizada em 2007 na cidade de Feira de Santana. O município de Ilhéus, por sua vez, recebeu, em 2009, a terceira conferência, onde, na oportunidade, foi discutido o tema “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”. Em 2011, a quarta conferência aconteceu em Vitória da Conquista, trazendo o tema central: “Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura”.  
 2013   A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia ocorrerá na cidade de Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o evento dará ênfase para o tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Com o objetivo de reunir a população para avaliar as políticas públicas de cultura, esta será uma conferência ainda mais especial, de caráter devolutivo, em que serão apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a partir                      de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.
São três as etapas que antecedem a conferência estadual: as conferências municipais e/ou Intermunicipais serão realizadas entre 2 de junho e 4 de agosto; a etapa seguinte, que consiste nas conferências territoriais, ocorrerá de 6 de agosto a 8 de setembro. Já as conferências setoriais serão realizadas entre os dias 14 a 30 de setembro. A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia e todas as suas etapas antecedentes integram a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília de 26 a 29 de novembro de 2013.
Programação da Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus

02 DE AGOSTO DE 2013
LOCAL: IME
19:00 – Boas Vindas
19:15 – Abertura
 - Paulo Atto – Secretário Municipal de Cultura.
- Josevaldo Machado – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores ( a confirmar )
- Romualdo Lisboa – Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
19:30 – Apresentação Cultural.
 DIA 03 DE AGOSTO DE 2013
LOCAL: IME
 08:30 – Abertura do trabalhos da III Conferência Municipal de Cultura.
Tema:  “Uma política de estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura.”
10:00 Intervalo  
10:15 - Continuação do Trabalhos da III Conferência Municipal de Cultura.
11:00 -Escolha dos Delegados para Conferência Territorial e Estadual.
12:15 – Almoço.
14:00 – Apresentação Institucional sobre a Metodologia do PPA - Municipal.
14:20 – Trabalho em Grupo – Planejamento do PPA - Municipal 2014-2017.
15:00 – Intervalo.
15:15 – Retomada dos Trabalhos em Grupos.
16:00 – Apresentação dos Trabalhos dos Grupos na Plenária Final.
 Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...