quarta-feira, 12 de junho de 2013

São Desidério realiza coleta de resíduos de serviços de saúde com certificação

Em cumprimento à exigência da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, de número 306/2004 e da Resolução 358/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, a Prefeitura Municipal de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Saúde assinou um contrato com a empresa RETEC Tecnologias em Resíduos Ltda, para a prestação de serviços técnicos especializados em coleta, acondicionamento, transporte, tratamento, descaracterização e destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde.

Diante de tal situação, foi realizada uma reunião com o representante comercial da empresa contratada, Fernando Luiz de Oliveira, o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Dorimar Almeida, a líder de Planejamento e Avaliação do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida, Helena Luíza Crusoé, no auditório Manoel Rodrigues de Carvalho da prefeitura municipal para ministrarem uma palestra para enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários de limpeza e higienização das unidades de serviços de saúde do município. Esta palestra teve o intuito conhecer a proposta da empresa, de debatê-la, e difundi-la para os funcionários atuantes na área e para a comunidade. Houve também a orientação acerca da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde – PGRSS.
Fernando Luiz explicou aos presentes sobre a classificação dos resíduos de serviços de saúde, que se dividem em cinco grupos e exigem formas de manejo especificas, são eles: A - Biológico, B - Químico, C - Radioativo, D - Comuns, E - Perfuro cortantes. Falou ainda que, todo gerador de resíduos de serviços de saúde – RSS é responsável por estes resíduos desde a coleta até o destino final, e, também é responsável pela elaboração do PGRSS.
Luiz também teceu diversos elogios ao governo municipal. “São Desidério sai na frente com esta ação, está de parabéns a administração, isso reflete a preocupação com o meio ambiente, saúde pública e melhores condições higiênicas e sanitárias dos funcionários da saúde”.
Sob este prisma, a secretária de Saúde, Cássia Carlos Neves, continua. “Com esta iniciativa o poder público só vem a ganhar, pois irá reduzir o volume na geração dos resíduos, contribuir para o controle dos riscos de acidentes de trabalho, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e saúde pública, e contribuir para a qualidade da higiene em unidades de saúde, com ênfase ao controle de infecção hospitalar, além de promover uma educação ambiental contínua, melhora a qualidade de vida”, apontou.
Considerando que os serviços de saúde são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os RSS por eles gerados, desde o momento de sua geração até a sua destinação final, atendendo às normas e exigências legais, cabe à vigilância sanitária a elaboração de um plano concentrado abrangendo todo o município (hospital, unidades de saúde familiar, postos de saúde, clínicas odontológicas, laboratórios, drogarias e farmácias). Desta forma, destacou Dorimar Almeida. “Vamos formar uma comissão para darmos início à elaboração do plano, para que assim possamos fiscalizar o cumprimento das normas”.
Caberá também a elaboração de um plano específico para o hospital e unidades de saúde. “O primeiro passo foi dado com a contratação desta empresa na prestação destes serviços de suma importância para saúde pública do município, e partir de agora daremos inicio ao plano, o fundamental é que ele seja elaborado pelos envolvidos no processo”, assegurou Helena Luiza.
A empresa contratada já disponibilizou 14 bombonas (contêineres) de 200, 50 e 20 litros de capacidade, sendo divididas entre o hospital e unidades de todo o município. A coleta será feita semanalmente, sem contato manual com os resíduos. Todos os veículos coletores da RETEC possuem certificação para transporte de cargas perigosas.
Por - Adinete Batista - Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...