quinta-feira, 27 de junho de 2013

Governador concretiza sonho da nova ponte de Ilhéus

O antigo sonho da população ilheense começou a virar realidade nesta quinta-feira, 27, um dia antes da comemoração dos 479 anos de fundação de Ilhéus e de 132 de municipalização. O governador Jaques Wagner, ao lado do prefeito Jabes Ribeiro, assinou a ordem de serviço para a construção da segunda ponte que fará a ligação entre o centro e a região sul da cidade. Esta será a primeira ponte estaiada da Bahia, representando um investimento de cerca de R$ 165 milhões, incluindo outras intervenções urbanas. O modelo permite conciliar aspectos naturais às necessidades de mobilidade da cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável, especialmente da atividade turística.


A solenidade ocorreu no Hotel Praia do Sol, com a participação de membros da sociedade, dos secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Turismo, Domingos Leonelli, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos de municípios vizinhos, secretários municipais de Ilhéus e empresários. Logo após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Jabes Ribeiro e a primeira dama do município, Adryana Ribeiro, entregaram ao governador Jaques Wagner a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, a mais alta condecoração concedida pelo Município a personalidades que tenham prestado serviços relevantes em prol do seu desenvolvimento.  A Comenda foi criada pela lei 2.191, de 21 de agosto de 1985, por iniciativa do então prefeito Jabes Ribeiro, e publicada no Jornal Oficial do Município de 1º de novembro do mesmo ano.
Em nome de toda a população, o prefeito Jabes Ribeiro agradeceu a atenção do governo do Estado para com o município e celebrou a conquista do novo equipamento. “Este é o resgate de um sonho dos ilheenses, muitos até duvidaram, em função do descrédito que o município se encontrava, mas nós não tínhamos dúvidas de que seríamos contemplados. Esta é uma obra da qual ninguém pode dizer que é o "pai da criança" porque ela é uma aspiração de todos”, destacou o prefeito.
Jabes Ribeiro observou que Ilhéus passa por um momento de reconstrução e de retomada de sua posição de destaque no cenário estadual e nacional e considerou a contribuição da sociedade. “A sociedade organizada de Ilhéus tem dado uma contribuição fundamental para reconstruir o município, especialmente, naquilo que nós chamamos de Pacto por Ilhéus”, destacou.  
O governador Jaques Wagner fez questão de salientar que a nova ponte representa um projeto que demonstra a preocupação do governo com a manutenção da beleza paisagística, de Ilhéus, especialmente da Baía do Pontal e a responsabilidade com os seus ecossistemas. “Pensamos em um equipamento urbano que valorizasse a paisagem de Ilhéus e ser tornasse mais um cartão postal da cidade”, frisou.
Wagner lembrou que este é apenas um dos vários investimentos que a cidade e a região têm recebido nos últimos anos, acumulando a maior concentração de investimentos estaduais e federais da Bahia, após a capital e região metropolitana. O governador destacou também a importância da produção do chocolate para o fortalecimento da economia sul baiana e a determinação do preço mínimo do cacau. “Temos que devolver o que é de mérito da região, que por muito tempo foi responsável pela geração de cerca de 60% da receita da Bahia”.    
O secretário chefe da Casa Civil do governo, Rui Costa, pontuou obras que integram o volume de investimentos que beneficiará o município ilheense nos próximos anos: “A Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), o Porto Sul, a duplicação da BR 415, que está em fase final de liberação das licenças ambientais, o novo aeroporto internacional e o novo Hospital Regional, que terá estrutura física semelhante à do prermiado Hospital Regional do Subúrbio (em Salvador), além da Universidade Federal do Sul da Bahia”, destacou Costa. Ele observou que todos estes investimentos tornarão a região ainda mais competitiva para a atração de empreendimentos e maior geração de emprego.      
Extensão – A obra da nova ponte, a primeira estaiada da Bahia, tem extensão total de 2.657 metros (incluindo os acessos) e fará um corredor litorâneo entre as regiões norte e sul de Ilhéus. A previsão da empresa vencedora da licitação, a Constran Construções e Comércio é que a obra seja concluída em 24 meses. De acordo com a empresa, já foram iniciadas as primeiras sondagens do subsolo e o canteiro de obras deve começar a ser implantado nos próximos dias.
O prefeito Jabes Ribeiro ressaltou que o novo equipamento trará melhorias não apenas para o tráfego interno em Ilhéus, mas também para a circulação de cargas entre os municípios do litoral sul, a exemplo de Una, Arataca e Canavieiras, com os do litoral norte e também com Salvador. A nova ponte, além de ser uma solução para os problemas de mobilidade do município, que retomou a sua vocação natural para o desenvolvimento, também vai colaborar com o transporte de cargas na região sul baiana e, posteriormente, em todo o Estado, com a implantação da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul.  “A ponte é de fundamental importância não apenas pela questão estética, mas porque complementa o sistema viário do município, fazendo a ligação entre a zona sul ao norte, formando um cordão litorâneo da cidade”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Vieira. O projeto envolve também a implantação de vias de acessos, que ainda serão discutidas com a população, conforme as solicitações do Departamento de Infraestrutura e Transporte de Bahia (Derba).
 Características

Contratante
Departamento de Infraestrutura e Transporte de Bahia (Derba);
Contratada
Constran Construções e Comércio;
Valor Contrato
R$ 165.263.551,35;
Prazo Execução
24 meses;
Acesso lado Pontal
Quatro faixas de rolamento;
Extensão 960 metros.
Ponte 
Quatro faixas de rolamento;
Laterais para ciclovia e pedestres;
Extensão 497 metros em nove vãos.
Vão para navegação 182 metros, construção em balanço sucessivo;
Gabarito para navegação 15 metros com referência ao zero hidrográfico;
Mastro com 75 metros de altura e 43 estais;
Volume de concreto 26.000 metros cúbicos.
Acesso lado Ilhéus
Quatro faixas de rolamento;
Extensão 1.200 metros;
Extensão total da obra 2.657 metros.


Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus - 27.06.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...