quinta-feira, 20 de junho de 2013

Festa de Olivença eleita a mais animada do projeto São João dos Bairros

Pelo segundo ano consecutivo, o arraial de Olivença, que ocorreu no último domingo, 16/06, foi eleita a mais animada do Projeto São João dos Bairros, realizado pela TV Santa Cruz, em parceria com as prefeituras de Ilhéus e de Itabuna. O resultado da eleição ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 19, na festa  de encerramento do projeto, que reuniu os representantes das associações dos bairros que foram contemplados neste ano de 2013, gestores públicos, jornalistas, profissionais da TV e a comissão organizadora do projeto. Ilhéus também elegeu a Rainha do Milho, Carol Perona, do Bairro da Barra de Itaípe, e a Princesinha do Milho Vitória Evelin, de Olivença.

O São João dos Bairros tem como objetivo resgatar a tradição comunitária dos festejos juninos e proporcionar entretenimento para a população. Este ano, além de Olivença, o projeto aconteceu também nos bairros do Pontal, dia 19 de maio, e na Barra, no último dia 9, e em três bairros do município de Itabuna. A escolha da festa mais animada é realizada por uma comissão formada por integrantes da produção do evento. Entre os critérios avaliados estão aspectos culturais, participação popular, empenho da associação de moradores, organização, criatividade e animação.
A grande marca do projeto é a participação comunitária e a valorização da cultural local. Em todas as festas, tanto no município de Ilhéus, quanto de Itabuna, a tradição do São João esteve manifesta através das músicas, quadrilhas, brincadeiras, comidas e bebidas típicas. O projeto também contempla artistas locais, como as bandas e grupos de dança, que fizeram a animação dos participantes.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, que prestigiou todos os dias do projeto em Ilhéus, o São João dos Bairros é importante para integrar a comunidade e as famílias. “Esse é um projeto que reúne a família, integra a comunidade. É preciso que outros bairros sejam contemplados no ano que vem, pois existem locais que estão com ciúmes daqueles que foram escolhidos”, afirmou o prefeito. “Ficamos muito felizes com a realização da festa em nosso município, estive em todos os domingos e senti uma grande alegria popular, vamos fazer o possível para nos próximos anos, possamos contemplar mais bairros e tornar a festa ainda mais atrativa”, frisou.
Segundo o diretor da TV Santa Cruz, Adriano Martins, a intensa participação dos moradores dos bairros na produção da festa, na decoração e na mobilização da comunidade foi surpreendente. “O São João dos Bairros superou todas as expectativas. O envolvimento das comunidades foi surpreendente. Nosso desafio agora é ampliar o projeto, e isso vai depender de conseguirmos estrutura suficiente para, por exemplo, realizarmos a festa simultaneamente em Ilhéus e Itabuna”, afirmou Adriano Martins.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 20.06.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...