quinta-feira, 13 de junho de 2013

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ILHÉUS



Uma ideia para pôr fim ao desperdício no campo
Na Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho,
exemplos de iniciativa de sucesso e perspectivas de bons negócios

Depois da colheita, a banana da prata resiste, em média, cinco dias em boas condições para o consumo humano. Mas com a realidade das estradas vicinais que ligam a Vila Retiro, zona rural de Ilhéus, à sede do município, boa parte da produção – cerca de 70 por cento - era perdida no meio do caminho. Prejuízo que, há quatro anos, chegou ao fim para 28 famílias de pequenos produtores rurais da região. Eles formaram um grupo produtivo e venceram as dificuldades de logística, passando a desidratar frutas produzidas em suas pequenas propriedades rurais. Um procedimento que dura, em média, 24 horas, e que garante a validade dos produtos por até seis meses.


“Essa foi a nossa grande virada”, lembra Ailton Bevenuto, vice-presidente do Grupo Produtivo. Dono de uma tarefa de terra, ele produz cerca de 2 arrobas de cacau por ano, mas já prepara a terra para produzir, em breve, 30 arrobas. “Esta decisão mudou minha vida e de muitos pequenos produtores também”, garante. Bevenuto e outros jovens produtores de Vila Retiro participaram de um projeto social desenvolvido por uma empresa de mineração que pretende se instalar na região. O projeto é uma iniciativa baseada nos princípios de construção coletiva do desenvolvimento sustentável e voltada para a inserção socioprodutiva dos moradores da região.

Ailton trabalha em grupo, mas já pensa em voar sozinho. Microempreendedor Individual (MEI) há um ano, já participou de diversos cursos e capacitações promovidos pelo Sebrae. O Projeto “Doce Retiro” o estimulou a pensar no seu próprio negócio: o “Cacau da Terra”. Nos próximos dias vai receber do Sebrae, de forma subsidiada, a marca do seu produto, com direito, inclusive, a implantação de Código de Barras. “Com isso e mais o CNPJ que ele já tem será possível inserir o seu produto no mercado de forma profissional”, assegura Eduardo Andrade, do Sebrae, gestor do Projeto Indústria Setorial Ilhéus – Derivados de Cacau. “É isso que agora quero levar para todo o grupo. O Sebrae é fundamental neste novo passo que pretendemos dar”, completa Ailton Bevenuto.

Hoje o grupo produz, em média, mil embalagens de frutas desidratadas, que são comercializadas na macrorregião de Ilhéus e Itabuna. A ideia é ampliar a comercialização chegando aos supermercados de todo o estado. Para garantir esta produção, o grupo possui unidade de beneficiamento com duas desidratadoras à gás, o que já é um avanço para quem, quatro anos atrás, começou com uma desidratadora artesanal de madeira. “O trabalho tem sido grande. Enquanto estamos aqui, nossos familiares estão trabalhando em casa para dar conta da demanda”, revela, orgulhoso, Raimundo de Jesus, outro produtor que faz parte do grupo.

Os produtos desidratados da Vila Retiro são um dos destaques da 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho que acontece na avenida Soares Lopes até o próximo domingo (16). Ontem, durante a abertura oficial, o presidente do Conselho Municipal Rural, Dero Farias, destacou a necessidade de Ilhéus estimular mais políticas públicas para o homem do campo. “Temos uma outra cidade na zona rural de Ilhéus. As autoridades precisar ter um olhar especial para essa gente”, afirmou.

A importância do evento e dos agricultores familiares de Ilhéus trouxe à cidade a superintendente para os Estados da Bahia e Sergipe da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rose Edna Mata Vianna Pondé, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Ceplac, da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Prefeitura de Ilhéus e Sebrae. “Estamos todos aqui para apoiar e participar de um projeto que tem o respeito da sociedade regional com resultados extremamente positivos para um setor importante da economia local”, definiu Eduardo Andrade.

“Uma festa linda”, na opinião de Maria José Oliveira, moradora de Itabuna, que veio prestigiar o evento. Enquanto que em 24 estandes estão sendo expostos e comercializados desde artesanato local a produtos da economia solidária, os visitantes também podem se divertir com atrações musicais e apresentação de quadrilhas juninas. A festa, todos os dias, irá até meia-noite. Para este sábado, a comissão organizadora vai disponibilizar um telão para que o público, a partir das 4 da tarde, possa assistir a estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações. A Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho é uma realização da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba).

Por-Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...