quinta-feira, 13 de junho de 2013

Direito dos idosos é tema de abertura da Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa‏

A implantação de políticas públicas de enfrentamento a qualquer forma de violência contra os idosos e a garantia de medidas de proteção capazes de garantir o envelhecimento digno no Brasil foram alguns dos assuntos discutidos na palestra “Panorama da Violência contra a pessoa Idosa no Brasil e na América Latina – Ações Perspectivas, Medidas de Prevenção e Proteção”, realizada nesta quarta-feira (12), na Universidade Estadual da Bahia (Uneb). A atividade abriu a Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, através do Conselho Estadual do Idoso (CEI), com diversas entidades que atuam na luta pela promoção dos direitos dos idosos no Estado.


Durante a apresentação, a pesquisadora Ana Elisa Figueiredo eplanou sobre a pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz que aponta que uma das causas da violência contra os idosos é a transferência do dever do Estado de proteger a população idosa para os familiares. “ As famílias não estão instrumentalizada para isso”, garantiu ao afirmar que é na fragilidade dos direitos dos idosos que se manifesta a violência.
A coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Liliana Aboud, ressaltou importância da parceria das diversas entidades de proteção aos idosos para o sucesso da iniciativa.

Até o próximo sábado, dia 15, a Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa contará com a realização de seminários, feira de cidadania, apresentações culturais e caminhada.

Fotos - Leandro Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...