Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

terça-feira, 18 de junho de 2013

DEPUTADO PEDE MAIOR VALORIZAÇÃO E LIQUIDEZ PARA O CACAU DA BAHIA


A falta de liquidez e a desvalorização das amêndoas foi um dos principais quesitos levantados pelo deputado Coronel Gilberto Santana (PTN), durante o evento em comemoração ao dia Internacional do Cacau realizado no último domingo (16), na sede regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Ilhéus.

Santana pontuou as principais necessidades dos produtores de cacau do sul do estado, dentre elas a desvalorização do mesmo. As industrias que têm como matéria-prima a massa do fruto deixam de comprar as amêndoas cultivadas na região, para adquirir em outros país a preços menores, porém, sem a mesma qualidade do que é comercializado no estado. Com isso, os produtores são forçados a baixar o preço das sacas, para não perder o que já foi retirado do pé.


Outro ponto levantado pelo deputado está na questão financeira. Além de não conseguir um preço digno pelo produto, alguns cacauicultores estão com os nomes inscritos na divida ativa da União, ficando assim, impedidos de requerer qualquer tipo de incentivo junto às instituições de crédito. De acordo com o parlamentar, sem crédito não há como investir na lavoura e sem investimento, a produção cai e com ela a margem de lucro, ou seja, “sem o apoio financeiro do estado, não há como promover o desenvolvimento do cultivo da região”.

Ainda em sua fala, o deputado parabenizou a Ceplac pelo afinco nas pesquisas e pelo desenvolvimento de um novo biofungicida Tricovab, que promete ser eficaz no combate à vassoura de bruxa. O composto, além de ser uma alternativa de redução do uso dos produtos químicos no controle da doença, ele impede a reprodução de disseminação do Maniliophthora perniciosa – agente causador da vassoura. Para Santana, a iniciativa demonstra que o estado está caminhando na busca de soluções que venham a espantar de vez esse fantasma que assombra os agricultores da região há anos.

Da - Ascom – Deputado Coronel Gilberto Santana

Nenhum comentário: