sábado, 15 de junho de 2013

CEPLAC lança amanhã o Biofungicida Tricovab comemorando o Dia Internacional do Cacau

(Rodovia Ilhéus/Itabuna,km 22, a instituição está convidando todos os cacaicultores  e a população regional. O evento acontece na parte da manhã)
A CEPLAC anuncia amanhã (16), o lançamento do biofungicida Tricovab, uma das principais armas no combate à vassoura de bruxa e poderoso aliado no processo de retomada da produção e produtividade da lavoura cacaueira na Bahia. 

 O Tricovab é um agente natural, desenvolvido a partir do fungo Trichoderma stromaticum, antagônico ao Moniliophtora perniciosa, que provoca a vassoura. É uma solução desenvolvida pelos pesquisadores da Ceplac e  representa, além do controle biológico da vassoura, a garantia da correção ambiental, já que até sua embalagem é biodegradável, não oferecendo riscos à saúde das pessoas nem ao meio ambiente, informam os cientistas.

“ Com isso  a  Ceplac dá à sociedade uma resposta efetiva na questão da sanidade vegetal. Porém, muito mais que isso, com um produto ambientalmente correto, proporciona um ganho efetivo na relação meio ambiente/lavoura e, ainda, abre a possibilidade de aumento da renda do produtor, com a possível maior produtividade. Isso tudo vai gerar mais emprego no campo. Com esses fatores assegurados, estaremos garantindo a sustentabilidade do agronegócio cacau, em outra frente, para além das fronteiras do cacau-cabruca”, avalia o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart.

Produção e distribuição
Pesquisadores e extensionistas da Ceplac definiram uma estratégia de distribuição do Tricovab para os produtores rurais da região, a partir dos núcleos e escritórios do órgão espalhados pelo território baiano. Serão distribuídos 10.240 quilos do biofungicida, para os produtores indicados pelos técnicos, desde que adotem o pacote tecnológico recomendado pela Ceplac. Serão contempladas 640 propriedades (dois hectares por fazenda) em 30 municípios, perfazendo um total de 1.280 hectares, que receberão quatro aplicações de dois quilos por hectare, o que resultará no consumo dos 10.240 quilos do produto.

De acordo com o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro, a produção é feita a partir da fermentação do fungo Trichoderma stromaticum em laboratório. “O fungo é colonizado em grãos de arroz. Quando em contato com a água que será utilizada para a aplicação, o fungo é ‘ativado’ e, nas plantas, se transforma no inimigo natural do Moniliophtora perniciosa, que causa a vassoura-de-bruxa”.

Informações do rhttp://www.r2cpress.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...