segunda-feira, 6 de maio de 2013

Secretários de Ilhéus discutem os Objetivos do Milênio com o MP


Com a proposta de debater as medidas a serem executadas neste ano de 2013 para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, em Ilhéus, secretários municipais participam nesta terça-feira, dia 07, de encontro promovido pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, no Escritório Regional do Ministério Público, a partir das 10 horas. As discussões fazem parte do planejamento interinstitucional do programa ‘O Ministério Público e Os Objetivos do Milênio’ voltado para o estudo de ações conjuntas entre instituições ligadas à educação, incluindo obras de reforma e construção de prédios, segurança interna e no entorno das escolas, diminuição de fatores de riscos à saúde bem como a promoção de eventos de conscientização da comunidade.

Durante o encontro, o MP apresentará o programa, fazendo uma avaliação das ações realizadas no ano passado no município. Também será elaborado o plano conjunto para 2013, com indicações de ações necessárias, bem como a avaliação das condições orçamentárias e projetos do Governo. Outros tópicos do debate serão a inclusão do Seminário de Mobilização Social pela Educação, previsto para o mês de agosto, no calendário de eventos do município, o lançamento da 3ª edição do jornal Eco Teens, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), além da realização do III Simulado de Incêndio em Escolas Públicas de Ilhéus, que vai ocorrer em outubro.
Objetivos do Milênio – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros, no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90, sobre meio-ambiente, desenvolimento, direito das mulheres, desenvolvimento social e racismo, a declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

São eles: erradicar a probreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a proliferação da AIDS, da malária e de outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Concretos e mensuráveis, os oito objetivos – com suas 22 metas (24 no Brasil) e 48 indicadores – podem ser acompanhados por todos, em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos a seus reprentantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000. Eles também servem de exemplo e alavanca para a elaboração de formas complementares, mais amplas e até sistêmicas, para a busca de soluções adaptadas às condições e potencialidades de cada sociedade.

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...