sábado, 25 de maio de 2013

São Desidério recebe a visita do diretor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF

Acompanhado do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Júnior, em visita ao município de São Desidério, na quarta-feira, 22, o diretor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF, Anivaldo Miranda, e o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, conheceram o Projeto de Recuperação Hidroambiental na Bacia do Rio Grande-Sub-Bacia do Rio das Fêmeas e visitou o Parque Municipal Lagoa Azul e a Gruta do Catão. No fim da tarde o presidente se reuniu com o prefeito Demir Barbosa no gabinete.


São Desidério foi um dos primeiros municípios da Bahia e do Brasil a receber do governo do estado a Descentralização da Gestão de Florestas, sendo um marco importante no controle da biodiversidade. Para o presidente Anivaldo Miranda, o município é modelo em gestão ambiental. “A organização da estrutura municipal, os marcos legais e regulamentatórios, a estrutura técnica e administrativa e a participação social, tudo isso consolida São Desidério, como município modelo em gestão ambiental da Bacia do Rio São Francisco, vamos replicar este exemplo para os outros municípios da bacia, porque tem uma gestão política determinada em fazer cumprir a legislação ambiental”. Garante.

Sobre o Parque Municipal, Anivaldo Miranda, ficou surpreso com o que presenciou. “Tivemos a oportunidade também de ver outros aspectos, este Parque Municipal da Lagoa Azul é um patrimônio nacional, uma bela surpresa, eu sabia que tinha uma lagoa azul, mas não sabia que iria encontrar toda essa riqueza em matéria de espeleologia e cavernas e com um turismo sustentável”. Relata. O coordenador da Câmara Consultiva do Médio São Francisco, Claudio Pereira, também aponta suas impressões. “Podemos perceber que São Desidério tem uma grande preocupação em preservar os mananciais, as nascentes e os locais onde têm os seus grandes atrativos, rios subterrâneos, lagoas, etc, e a água como elemento fundamental é o que mais chama a atenção. Estou muito satisfeito, porque a gente espera que realmente seja assim, que os municípios empenham esforços no sentido de proteger os seus mananciais. O parque da Lagoa Azul é um atrativo de uma beleza exuberante e podemos dizer até sobrenatural”. Assegura.

Em conversa com o prefeito, o presidente do CBHSF, firma compromisso para articular junto aos órgãos do governo federal no sentido de agilizar a concretização do projeto de esgotamento sanitário da sede. “Um município igual São Desidério tem que ser premiado, estarei à disposição”. Disse.  Ainda segundo o presidente, a produção agrícola deve se ajustar ao uso racional da água e do solo no sentido de produzir com responsabilidade, “almejando harmonização com a sustentabilidade ambiental”. Assegura.  O prefeito Demir Barbosa garante. “Temos grande responsabilidade com as questões ambientais e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente temos trabalhado no sentido de manter a ordem”. Afirma.

Sobre o Projeto de Recuperação Hidroambiental: As obras estão em andamento desde o último dia 20. Segundo o engenheiro responsável técnico, da Neogeo Geotecnologia Ltda, Fábio França, foi realizado todo o levantamento topográfico da área a ser executada com o trabalho de recuperação de 7,2 quilômetros de estradas, construção de 72 barraginhas e 199 paliçadas dentro de 17 voçorocas. “A previsão de término é para o próximo mês de julho conforme planejamento”. Afirma, Fábio França. Em março de 2013, o projeto foi apresentado para a comunidade de Estiva do Sítio e no último dia 23 para as comunidades de Derocal e Buqueirão do Derocal.

Da  Ascom São Desidério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ponto facultativo nesta segunda-feira em Ilhéus

Igreja de São Jorge, centro de Ilhéus  DIA DE SÃO JORGE, PADROEIRO DE ILHEUS  Prefeitura de Ilhéus: delibera ponto facultativo nesta segunda...