segunda-feira, 27 de maio de 2013

Profissionais da saúde de Ilhéus participam de capacitação para o Samu Regional

Médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem da rede de atenção básica de Ilhéus participam do treinamento e capacitação para atuarem como multiplicadores na formação das equipes dos 21 municípios que compõem a 5ª e 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e integrarão a rede de atenção Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O treinamento, realizado através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é conduzido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), dividido em sete módulos, com prazo de encerramento no dia 28 de novembro.


Na abertura do curso, na última quinta-feira, 23, no auditório da 6ª Dires, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, salientou que o serviço constitui uma rede de atenção de grande importância para o Ministério. “Para o Ministério da Saúde, resolvendo os entraves da rede de urgência, pode-se evitar grande parte dos problemas da saúde no país”, disse, acrescentando que as ocorrências

No primeiro módulo, ministrado pelo coordenador Regional do Samu, Walbert Silveira, e pela diretora de Planejamento da Sesau, Andreia Dickie, foram apresentadas as competências e regulação do Samu, a história do serviço de atendimento pré-hospitalar, desde o transporte aeromédico na Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.

Nessa primeira etapa, o projeto do Samu regional realiza ações de planejamento e capacitação das equipes, levantamento estatístico dos serviços de emergência e urgência médicas dos municípios envolvidos, além dos projetos arquitetônicos das bases de atendimento. A segunda etapa será para construção, reforma ou ampliação da central de regulação médica das urgências, seguida de todas as providências burocráticas para o respectivo funcionamento. 

Somente após essas etapas, o Ministério da Saúde fará a visita técnica para, em seguida, autorizar a liberação das ambulâncias devidamente equipadas. Na Bahia, o Samu foi implantado em 2004, inicialmente nas cidades de Eunapólis e Vitória da Conquista.      
Região de Saúde – Na articulação do novo mapa da saúde pública na Bahia, Ilhéus funcionará como sede regional. No caso do Samu, a rede abrangerá municípios como Canavieiras, Santa Luzia, Arataca, Una, Uruçuca, Itacaré, Camamu, Maraú, Ituberá, Taperoá, Cairu, Valença, Gandu, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Teolândia, que, conforme o projeto, terão ambulâncias disponíveis. Os municípios do entorno serão atendidos através da central de regulação.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 27.05.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...