sábado, 25 de maio de 2013

Missa é celebrada em homenagem ao dia do Santo São Desidério para os idosos do Centro de Convivência do Idoso e comunidade

Uma missa campal, seguida de uma pequena procissão, foi celebrada no Centro de Convivência do Idoso na noite desta quinta-feira, 23 para os idosos e comunidade, no qual reuniu dezenas de fiéis para prestar homenagens ao dia do Santo São Desidério, comemorado mundialmente no dia 23 de maio.
 
Durante o sermão o pároco da cidade, Cícero Pinto de Almeida falou sobre a história do santo. “Pouco conhecido no Brasil, o santo foi um bispo que viveu na França por volta do ano 607 D.C, e foi decapitado em 23 de maio por declarar sua fé católica em Jesus Cristo. A partir de então este dia passou a ser destinado a homenagear o santo”, salientou.


Resgate histórico – O município de São Desidério não recebeu este nome em homenagem ao santo europeu. Através da história oral, contada pelos mais velhos, que um dos primeiros moradores do ainda povoado, chamado de Vila dos Palmares, foi o senhor Desidério José de Souza. Ele tinha posse de muitas terras e muito religioso, construiu uma igreja em sua fazenda, onde trazia um padre uma vez ao ano para celebrar missas, batizados e casamentos, por isso, virou referência e todos o chamavam de “Seu Desidério”. O povoado passou para distrito, e depois se emancipou em 22 de fevereiro de 1962, recebendo o nome de São Desidério em homenagem ao fazendeiro Desidério José de Souza.

Ainda de acordo com o padre por se tratar de um santo europeu, não existe a data no calendário católico brasileiro. “Esta data é desconhecida por muitos, mas estou entrando em contato com a França para conhecer mais sobre esta história. Vamos fixá-la no calendário católico do município e consequentemente no calendário cultural, por que faz parte da memória desse povo”, declarou.

A imagem do santo se encontra no Centro de Convivência do Idoso desde 2009 quando foi recuperada em uma loja de Barreiras, onde há muitos anos foi enviada para ser reformada, e desde esta data então, anualmente é celebrada a missa para os idosos residentes do abrigo e a comunidade. “Esta imagem vai permanecer no Centro de Convivência do Idoso, quando a nossa Igreja Matriz estiver pronta, faremos outra imagem para ir ao altar, por que anualmente iremos celebrar a missa neste local. Estas pessoas que moram aqui merecem mais um pouco do nosso tempo, dando com carinho, amor e atenção para eles que muito já contribuiu para a nossa sociedade”, ressaltou ainda o padre.

“Esta missa já faz parte do cotidiano dos internos, é uma forma de promover a integração e descontração para eles”, afirmou uma das coordenadoras do abrigo, Maria Aguida Cordeiro.

Segundo a coordenadora, Valbênia Moreno, todos os internos foram acolhidos em situação de vulnerabilidade, por isso merecem um pouco de reconhecimento. “Estes pequenos momentos deixam-nos felizes. Diversas atividades são realizadas para suprir neles a carência e ausência do contato familiar, como, a horta terapêutica, oficinas de artes, o arraiá do idoso e a missa mensal. Eles são atendidos por médicos, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, além do trabalho diário e contínuo dos cuidadores, cozinheiros, vigilantes e zeladores. É um trabalho que exige muito amor, carinho e paciência”, declarou.

O Centro de Convivência do Idoso é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, onde é mantido pela prefeitura em contrapartida com o benefício social de cada interno. “Realizar estas atividades e momentos com eles promovem não só o lazer e descontração, mas a socialização e desenvolvimento das suas capacidades intelectuais e motoras. Vamos incluir também esta data no calendário de eventos da secretaria para dar uma maior amplitude a ela”, falou a secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa. 

Por -  Adinete Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...