Membro
titular da Comissão Especial do Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia, a
deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta quarta-feira
(15) da audiência pública com o diretor-presidente da Companhia das Docas do
Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, para tratar dos problemas do Porto do
Malhado e do Complexo Intermodal Porto Sul. O objetivo da audiência, segundo
informou Ângela Sousa, foi discutir não somente sobre a implantação do Porto
Sul, considerado como um equipamento fundamental para o desenvolvimento do sul
da Bahia, como também tratar dos investimentos que devem ser feitos para
revitalizar o Porto de Ilhéus.
O
presidente da Codeba ressaltou que o Brasil e a Bahia precisam desenvolver
mecanismos para melhorar a logística para o escoamento da produção. "As
dificuldades com o escoamento da nossa produção vão além dos portos, sendo
preciso melhorar nossa malha viária para diminuir os custos com a
logística", disse ele. Rebouças afirmou ainda que a manutenção dos
portos já existentes, a exemplo do Porto do Malhado, e a implantação de novos
portos, como o Porto Sul, são de fundamental importância para o desenvolvimento
econômico da Bahia, mas é preciso também investir em logística, no
transporte, como a ferrovia para diminuir os custos com escoamento da produção.
Com
relação ao Porto do Malhado, o presidente da Codeba afirmou que o edital para a
contratação da empresa que fará a dragagem do calado já foi lançado e
a obra está orçada em 4,9 milhões. O grande problema para a realização desta
obra, segundo ele, foi o licenciamento do Ibama, que demorou 18 meses, “uma
verdadeira burocracia que tem prejudicado os trabalhos naquele local”, garantiu.
A
deputada Ângela Sousa falou da importância da revitalização do Porto do
Malhado, explicando que se trata de um equipamento fundamental para escoamento
da super safra de soja, além do minério. E com relação a construção
do receptivo para o atracamento de navios transatlânticos, ela pediu
que a Codeba tome as devidas providências, já que hoje o turismo tem sido um
grande segmento para economia de Ilhéus e região e as empresas que operam
no local estão tendo um custo elevado para atracar.
Rebouças
afirmou que existe um projeto para que a Bahia Mineração posso utilizar o Porto
do Malhado como base para suas exportações. O investimento da empresa seria de
60 milhões de reais para a construção de um sítio padrão e armazéns para
viabilizar suas operações. O presidente da Codeba também chamou a atenção para
a questão da mudança no traçado da Ferrovia Oeste-Leste, visto que a integração
com a ferrovia Norte-Sul, no município de Figueirópolis, em Tocantins, não
seria o ideal para uma logística que venha a beneficiar a Bahia. Ele
sugeriu que o trecho de integração seja mais ao leste, propiciando o
escoamento da produção de outros estados pela ferrovia Oeste Leste e até o
Porto Sul.
Além
da deputada Ângela Sousa, participaram também da audiência os deputados estaduais
Augusto Castro, presidente da Comissão do Porto Sul, Ivana Bastos, presidente
da Comissão Fiol e os membros titulares das comissões, Maria del Carmen, Bira
Corôa, Gilberto Santana, Rosemberg Pinto e Maria Luiza.
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