quinta-feira, 16 de maio de 2013

Deputada participa de audiência sobre investimentos no Porto do Malhado


Membro titular da Comissão Especial do Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta quarta-feira (15) da audiência pública com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, para tratar dos problemas do Porto do Malhado e do Complexo Intermodal Porto Sul. O objetivo da audiência, segundo informou Ângela Sousa, foi discutir não somente sobre a implantação do Porto Sul, considerado como um equipamento fundamental para o desenvolvimento do sul da Bahia, como também tratar dos investimentos que devem ser feitos para revitalizar o Porto de Ilhéus.


O presidente da Codeba ressaltou que o Brasil e a Bahia precisam desenvolver mecanismos para melhorar a logística para o escoamento da produção. "As dificuldades com o escoamento da nossa produção vão além dos portos, sendo preciso melhorar nossa malha viária para diminuir os custos com a logística", disse ele. Rebouças afirmou ainda que a manutenção dos portos já existentes, a exemplo do Porto do Malhado, e a implantação de novos portos, como o Porto Sul, são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da Bahia, mas é preciso também investir em logística, no transporte, como a ferrovia para diminuir os custos com escoamento da produção.

Com relação ao Porto do Malhado, o presidente da Codeba afirmou que o edital para a contratação da empresa que fará a dragagem do calado já foi lançado e a obra está orçada em 4,9 milhões. O grande problema para a realização desta obra, segundo ele, foi o licenciamento do Ibama, que demorou 18 meses, “uma verdadeira burocracia que tem prejudicado os trabalhos naquele local”, garantiu.

A deputada Ângela Sousa falou da importância da revitalização do Porto do Malhado, explicando que se trata de um equipamento fundamental para escoamento da super safra de soja, além do minério. E com relação a construção do receptivo para o atracamento de navios transatlânticos, ela pediu que a Codeba tome as devidas providências, já que hoje o turismo tem sido um grande segmento para economia de Ilhéus e região e as empresas que operam no local estão tendo um custo elevado para atracar.

Rebouças afirmou que existe um projeto para que a Bahia Mineração posso utilizar o Porto do Malhado como base para suas exportações. O investimento da empresa seria de 60 milhões de reais para a construção de um sítio padrão e armazéns para viabilizar suas operações. O presidente da Codeba também chamou a atenção para a questão da mudança no traçado da Ferrovia Oeste-Leste, visto que a integração com a ferrovia Norte-Sul, no município de Figueirópolis, em Tocantins, não seria o ideal para uma logística que venha a beneficiar a Bahia. Ele sugeriu que o trecho de integração seja mais ao leste, propiciando o escoamento da produção de outros estados pela ferrovia Oeste Leste e até o Porto Sul.

Além da deputada Ângela Sousa, participaram também da audiência os deputados estaduais Augusto Castro, presidente da Comissão do Porto Sul, Ivana Bastos, presidente da Comissão Fiol e os membros titulares das comissões, Maria del Carmen, Bira Corôa, Gilberto Santana, Rosemberg Pinto e Maria Luiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...