quarta-feira, 8 de maio de 2013

Comitiva do Mapa e Ceplac visita unidade de produção da Biofábrica

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ceplac e Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) visitaram a unidade de produção do Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), na tarde de terça-feira, 7. Recepcionada pelo diretor geral do IBC, Henrique Almeida, a comitiva conheceu os avanços tecnológicos implantados na unidade, visando o aumento da produção e a melhoria genética das mudas de cacau e outras espécies.



Para o diretor geral da Ceplac, Helinton José Rocha, a Biofábrica tem um papel importante no processo de recuperação da lavoura cacaueira, servindo como referência técnica para os produtores e desempenhando um valioso suporte para a própria Ceplac. “Os avanços implementados pela Biofábrica são simples, replicáveis e de baixo custo. O instituto se firmou como instrumento de melhoria genética e como parceiro da Ceplac e da Universidade Estadual de Santa Cruz na aplicação do conhecimento científico produzido por nossos pesquisadores”, enfatiza.



A superintendente do Mapa na Bahia, Virgínia Hage, também considera a Biofábrica um organismo importante para o fortalecimento do setor agrícola baiano. Na sua avaliação, o suporte à agricultura familiar e o baixo custo das mudas para os produtores de cacau são contribuições fundamentais valiosas para a consolidação do agronegócio regional.



Localizada no distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus, a unidade de produção da Biofábrica está equipada para produzir hoje nove milhões de mudas de cacau clonal por ano, sendo um milhão de mudas em sacolas, oriundas de clone certificado pela Ceplac, para atender a agricultura familiar, em convênio com a Coordenação de Ações Regionais (CAR) e três milhões de manivas-semente de mandioca também destinadas à agricultura familiar, com qualidade genética e fitossanitária de variedades certificadas pela Embrapa.



A comitiva percorreu o jardim clonal onde a Biofábrica experimenta o projeto de superadensamento com a meta de implantar 20 mil plantas por hectare, os viveiros de produção de mudas e o laboratório de micropropagação, onde os técnicos do instituto colocam em prática importantes projetos como a produção de mudas de cacau pela embriogênese somática (micropropagadas a partir da flor do cacaueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...