sexta-feira, 31 de maio de 2013

BARTHOLOMEU MARIANO DO “CAFÉ POMAR”



Destacamos hoje como uma figura ilustre e histórico de Itabuna, e que fez muito por esta cidade, o que lhe levou a honraria de ser nome de rua, no Bairro do Pontalzinho, o senhor Bartholomeu Gonçalves Mariano, que fundou o tradicional e conhecido “Café Pomar” (Mariano) nesta cidade. Hoje um local de muitos encontros de amigos e da família itabunense e regional.
Bartholomeu Mariano, homem de pequenos negócios, mas de uma grande visão, conforme diz seu filho Roberto Mariano, nasceu em Pilão Arcado-Bahia, em 19 de Janeiro de 1889, chegando ainda na sua juventude a Itabuna, onde constitui família e criou todos seus filhos. Faleceu em 21 de Maio de 1959.
O Projeto de Lei, que lhe deu nome de rua, foi de autoria do então vereador Sandoval Muniz, reconhecendo os seus relevantes serviços prestados ao comércio e à comunidade deste município.
De início, o empresário Bartholomeu Mariano, informa seu outro filho, Jorge Mariano instalou a sua primeira loja, “Loja Mariano”, na Avenida do Cinqüentenário, onde por muitos anos funcionou a Loja Vitória. Mais tarde instalou “o Café Pomar”, o que está vivo até os nossos dias, graças a visão de uma senhora empresária.   
  

O empreendimento que passou de pai para filho, ou seja, de Batholomeu Gonçalves Mariano, aos seus filhos: Roberto e Jorge Mariano, que depois de muitos anos, sempre cavaleiros, atendendo o povo de Itabuna e região, resolveram se aposentar.   Hoje o estabelecimento tem a frente à senhora Dalva Helena, que está de parabéns por manter a pioneira e tradicional casa, do cafezinho e do chocolate no centro da cidade. Praça Santo Antonio, centro, Itabuna    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...