terça-feira, 2 de abril de 2013

Pronto Atendimento da Dengue já funciona em Ilhéus


O Pronto Atendimento (PA) da Dengue já está em pleno funcionamento em Ilhéus, no anexo do Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. A secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, visitou nesta terça-feira, dia 2, a estrutura montada para o atendimento emergencial dos casos ou suspeitas de dengue e conversou com a equipe técnica que coordena o trabalho no local.
A implantação do pronto atendimento - desde a semana passada - era uma das metas da Secretaria de Saúde no mutirão de combate à dengue no município, que enfrenta alta incidência da doença nesse período do ano. No local há salas de recepção, de coleta de sangue, de observação do paciente, inclusive para crianças, e de atendimento médico. Com uma equipe de nove pessoas, o PA da Dengue funciona diariamente das 7 às 19 horas, com plantão médico.   
Cerca de 70 pessoas são atendidas por dia, em média, no pronto atendimento. Na oportunidade da visita da secretária, ela conversou com o diretor clínico do Hospital Geral, Gustavo Cunha, sobre o funcionamento do posto e do próprio hospital. Cunha afirmou que a implantação do PA da dengue é uma grande ajuda à comunidade e ao hospital, porque com o seu funcionamento reduziu-se bastante o atendimento de emergência naquele nosocômio. O serviço deve funcionar em local específico até o mês de junho, quando a incidência de dengue começa a reduzir em todo o país.
Faxinaço - A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Patrícia Dickie de Almeida, que também acompanhou a secretária Ledívia Espinheira, informou que mais três faxinaços contra a dengue serão realizados ainda este mês na cidade de Ilhéus. O próximo será na sexta-feira, dia 05, no Alto da Tapera, quando uma grande equipe da Prefeitura, em parceria com a comunidade, fará a retirada de resíduos sólidos que contribuem para a proliferação do mosquito aedes aegypti.
Serão distribuídos sacos de lixo e folhetos com orientações sobre medidas preventivas e de combate à dengue, a exemplo do que ocorreu no Alto do Carvalho, há duas semanas. A secretaria também distribuirá, nos casos necessários, telas e tampas para cobertura de tonéis, caixas d’água e tanques. O mutirão conta também com a colaboração da secretaria de Serviços Urbanos (Sedur) e da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). Estão previstos faxinaços ainda nos bairros da Conquista e do Salobrinho.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 02.04.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...