terça-feira, 16 de abril de 2013

Obras de reforma dos postos de saúde são retomadas em Ilhéus

Paralisadas desde novembro do ano passado, as obras de reforma dos postos de saúde Herval Soledade (Pontal), do Banco da Vitória, Ilhéus II, do Nossa Senhora da Vitória, do Alto do Basílio e do Iguape, serão retomadas esta semana, pela empresa responsável pelos serviços, a SC Construtora Ltda. Por determinação do prefeito Jabes Ribeiro, os técnicos da secretaria de Saúde e do Setor de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concluíram as negociações com a empresa, que abandonou as obras, em 2012, alegando falta de pagamento da administração anterior. 

Além de interromper as obras, o governo anterior não prestou conta dos recursos recebidos através de convênio com o Governo Federal para reforma prediais em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), o que prejudicou diretamente as comunidades desses bairros. “Eles desmontaram o sistema de saúde de maneira irresponsável, como atesta o relatório da auditoria realizada na secretaria. Por isso, já solicitamos ao Denasus que faça auditoria própria e apure as responsabilidades diante desses problemas”, afirmou o prefeito. 

Reestabelecimento de serviços – Jabes lembrou que recebeu o setor de saúde completamente aniquilado. Por outro lado, nos últimos três meses, a atual administração já reativou o atendimento médico em 17 postos e unidades de saúde, implantou o pronto atendimento da dengue, montou força tarefa de combate à proliferação da doença com a realização de mutirões em diversos bairros, restabeleceu o serviço de vacinação e de distribuição de medicamentos.

Além disso, o prefeito ressaltou que a gestão tem mantido o pagamento dos salários dos servidores em dia, além da negociação para quitar salários atrasados do governo anterior. No plano do atendimento de urgência, a secretaria de Saúde tem feitos esforços para realizar o pagamento aos prestadores de serviços, como hospitais e laboratórios, atrasado desde o ano passado, o que gerou sérios problemas para a população. 

Novo hospital – Jabes disse que tem também trabalhado para viabilizar a construção de um novo Hospital Geral para Ilhéus, através do governo do Estado, e que duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) serão construídas para ampliar o atendimento médico de emergência para a cidade. 

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...