segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ilhéus comemora dia de São Jorge com feriado nesta terça-feira

O dia 23 de abril é feriado municipal em Ilhéus. A data comemora o transcurso do Dia de São Jorge, padroeiro da cidade desde que ela foi fundada como Capitania Hereditária. A programação dos festejos inclui a missa solene na igreja matriz, às 9h30, concelebrada pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnolli, em conjunto com os padres da Diocese de Ilhéus - que completa seu centenário este ano, e a procissão de fé, a partir das 16h30, com percurso nas principais ruas do centro histórico da cidade.  


O novenário de São Jorge teve início no último dia 14, com uma grande carreata, que percorreu as principais ruas e avenidas da zona urbana de Ilhéus, seguido da celebração diária de missas, sempre às 19 horas. No último sábado, 20, o prefeito Jabes Ribeiro e o vice Carlos Machado prestigiaram a novena, acompanhados de secretários municipais, na noite de oração dedicada aos serviços e servidores públicos.

Também nesta terça-feira, dia 23, haverá queima de fogos, a partir da meia-noite, e celebração de missa, às 7 horas, com a participação do grupo de Canto do Outeiro. A Igreja Matriz de São Jorge fica localizada na Rua Conselheiro Dantas, centro da cidade, e é um dos atrativos turísticos da cidade. Ao lado da igreja funciona um museu de arte sacra, considerado o mais importante do Sul da Bahia.

Centenário – O pároco de São Jorge, padre Edmílson Vivas, enfatiza que este ano a festa do padroeiro integra a programação comemorativa dos 100 anos da Diocese de Ilhéus. Em virtude disso, o tema central do novenário de São Jorge é “Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História à Luz da Fé no Deus Uno e Trino”. Segundo ele, as comemorações reúnem representantes de todas as zonais e paróquias que compõem a diocese ilheense.

Os festejos oficiais do centenário incluem também a Semana Missionária Jovem, de 17 a 20 de julho, em todas as paróquias; o Dia do Padre, 4 de agosto, em Ubaitaba (zonal leste); a Semana Social Diocesana, dentro da 5ª Semana Social Brasileira, de 19 a 21 de setembro, em Ilhéus, (zonais centro sul e centro norte) e a Celebração do Centenário, no dia 20 de outubro, na praça Dom Eduardo, em Ilhéus.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.04.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...