terça-feira, 2 de abril de 2013

Ex-governador César Borges novo ministro dos Transportes, diz Planalto


César Borges (PR) ocupa atualmente vice-presidência do Banco do Brasil.
Ex-senador pelo PFL, Borges se destacou pelo apoio a ACM.

Priscilla Mendes e Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
94 comentários
O novo ministro dos Transportes, César Borges (PR-BA) (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)O novo ministro dos Transportes, César Borges
(PR-BA) (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
O Palácio do Planalto anunciou na noite desta segunda-feira (1º) o ex-governador da Bahia César Borges como novo ministro dos Transportes. Filiado ao PR, ele substituirá Paulo Sérgio Passos, do mesmo partido e no cargo desde julho de 2011. A posse deverá ocorrer na próxima quarta-feira (3).
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que a presidente Dilma Rousseff agradeceu a “grande contribuição” dada por Passos no governo e desejou “boa sorte” a César Borges.

O anúncio foi feito após reunião entre Dilma e o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento, que foi ministro dos Transportes no início do governo, e pediu exoneração após suspeitas de direcionamento em licitações e superfaturamento em obras rodoviárias.

Ex-senador pelo PFL (hoje DEM), Borges se destacou pelo apoio ao também ex-governador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). Desde maio do ano passado, Borges ocupa a vice-presidência de governo do Banco do Brasil.

César Borges foi governador da Bahia entre 1998 e 2002, elegendo-se senador no ano seguinte. Antes, já havia exercido dois mandatos de deputado estadual, entre 1987 e 1995. Paulo Sérgio era secretário-executivo do ministério quando Alfredo Nascimento foi afastado após denúncias de irregularidades. Passos foi então efetivado como ministro interino e comandou o ministério até o momento.
Divisão
A escolha de César Borges para o Ministério dos Transportes dividiu a bancada do PR na Câmara, segundo integrantes ouvidos pelo G1. O deputado Luciano Castro (PR-PR) afirmou que o partido não foi ouvido pela presidente Dilma Rousseff.

“Não tenho muito a comentar. É uma escolha da presidenta. Pelo que eu ouvi do líder do partido [Anthony Garotinho], ele não foi consultada sobre isso. Acho que a bancada federal devia ter sido ouvida. Poderia até ser o César Borges, mas deveria ser consultada”, afirmou. O próprio Luciano Castro era cogitado para o cargo por integrantes do PR.

Já o deputado Lincoln Portela (PR-MG), ex-líder da sigla na Câmara, elogiou a indicação para o ministério. “É uma escolha perfeita, muito boa. Penso que nesse momento foi a melhor a escolha, sobretudo pela experiência do Cesar Borges”, disse.

Portela admitiu, contudo, que há discordâncias no partido sobre a escolha feita pela presidente. “Há quem queria o nome do Luciano Castro, há quem queria o do Jaime Martins, uns defendiam meu nome para o ministério. Eu nunca quis ser indicado. Mas o partido se sente contemplado, e, claro, que a indicação reforça a relação do partido com o governo. Num processo democrático é assim mesmo: uns querem, outros não", afirmou.

Reforma em curso
Esta é a quarta troca que Dilma promoveu em seu ministério neste ano. Em março, ela atendeu a pedidos do PMDB e do PDT ao escolher o deputado Antonio Andrade (PMDB-MG) para assumir o Ministério da Agricultura no lugar de Mendes Ribeiro (PMDB-RS); e o secretário-geral do PDT, Manoel Dias, para substituir o também pedetista Brizola Neto (RJ) no Ministério do Trabalho. Na Secretaria de Aviação Civil, o atual ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco (PMDB-RJ), entrou no lugar de Wagner Bittencourt.

Na época, Dilma disse as mudanças são necessárias para garantir a governabilidade e defendeu uma política de coalizão. “Não acredito que seja possível esse país ser dirigido sem essa visão de compartilhamento e de coalizão. Eu aprendi que numa coalizão você tem que valorizar as pessoas que contigo estão. Parceiros da luta", disse a presidente durante a posse dos novos ministros.

Ainda é esperada para os próximos dias a indicação do 39º ministro de Dilma, que comandará a recém criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O nome mais cotado é o do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD).

Do G1 política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...