quarta-feira, 10 de abril de 2013

Curso capacita secretários para a inovação da Gestão Pública

Capacitar para transformar a Administração Pública Municipal. Este é o propósito do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS), que estará oferecendo, gratuitamente, o Curso Básico de Gestão para os secretários municipais, nos dias 19 e 20 de abril, na Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. O projeto é desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão da universidade e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc.

O curso básico será dividido em quatro módulos que abordarão conceitos de planejamento estratégico, empresarial e operacional, destinado aos secretários municipais. No primeiro dia de curso, as aulas serão realizadas das 8 às 18 horas e no segundo dia, das 8 às 12 horas. O objetivo, segundo o Pró-Reitor de Extensão, professor Raimundo Bonfim, é qualificar os gestores para trabalhar administração dentro da percepção de busca de eficiência, eficácia e resultados, com o foco no setor público. 

A capacitação é um dos anseios apontados pelos secretários durante as reuniões do Fórum Regional das Secretarias da Administração do Sul da Bahia - Framsul, já que segundo o presidente do Fórum e secretário em Ibicaraí, Oswaldo Martins dos Santos Júnior, existe uma carência para a atualização da Administração Pública.  “Os Tribunais de Contas estão cada vez mais exigentes e temos que adequar a isso, já que essa realidade ainda está um pouco distante dos municípios. A partir de agora será um momento crucial, pelo fato de que as ações práticas vão realmente acontecer”, destacou. 

Parceria
Através de uma parceria com a Uesc, os alunos 7º semestre do Curso de Administração estarão atuando, em forma de estágio In Loco nas prefeituras municipais para orientação aos funcionários públicos na elaboração de projetos. De acordo com a diretora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, a professora Mayana Brandão, o projeto representa o grande desafio de melhorar a Gestão Pública a partir da aplicação dos conhecimentos acadêmicos.

“Os alunos estarão junto às prefeituras para ensiná-las a planejar, organizar, executar e controlar. A ideia é fazer disso uma prática, para que outras gestões que aparecerem também tenha esse hábito, porque se tiver organizado é fácil de controlar. Os alunos serão consultores sob a batuta dos professores, porque tudo que for diagnosticado será discutido com os professores para daí a gente ajudar”, explicou.

A iniciativa é aprovada pelos alunos do curso de Administração, assim como os jovens Wirlem Miranda Oliveira e Katharine Correia, que apostam no projeto inovador para colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula. “É um grande passo na trajetória do nosso curso por que agente poderá estar inferindo o nosso conhecimento e colaborando com eles e aprendendo também. A partir daí poderemos avaliar a aplicabilidade dos nossos estudos”, ressaltaram. 

            A busca pela eficiência e eficácia na Gestão Pública é um das lutas perseguidas pela Amurc, e agora em parceria com a Uesc, o coordenador executivo da Associação, Luciano Veiga, acredita na realização desses anseios. “O objetivo da associação é estar sempre dialogando e interagindo com as instituições visando levar até os municípios as melhores estratégias para a administração pública. O curso vem em um momento importante e crítico, quando as prefeituras estão vivendo o caos na administração, em grande parte devido a falta de conhecimento”, explicou Luciano.


Por - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...