sexta-feira, 22 de março de 2013

Jabes Ribeiro pede a ministro apoio para retomar programa Viva o Morro

O prefeito Jabes Ribeiro apresentou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante audiência na sede do Ministério, em Brasília, a proposta de retomada do programa Viva o Morro, que prevê a realização de uma série de intervenções, a exemplo de saneamento básico, pavimentação, urbanização, iluminação e contenção de encostas, em localidades situadas nas partes altas de Ilhéus. O Viva o Morro foi implantado durante a primeira gestão de Jabes Ribeiro, mas não teve continuidade nos últimos oito anos, resultando no abandono daquelas comunidades e até na deterioração do trabalho que já havia sido feito.
O ministro garantiu ao prefeito ilheense e aos deputados federais Mário Negromonte, presidente regional do PP, e João Leão, vice-líder da legenda na Câmara Federal, ter todo interesse em dar apoio à implementação do programa, em razão da sua importância social, uma vez que visa dar melhores condições de vida à população das áreas beneficiadas. Ele solicitou ao prefeito que conclua o projeto, que já está sendo elaborado pelas equipes técnicas da atual gestão, para que possa incluir a nova fase do Viva o Morro nos recursos destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.
Jabes observou que este é um programa do mais alto interesse para sua administração e acrescentou que, além das obras já citadas, sua intenção é também dar condições para que o transporte coletivo possa ter acesso às localidades beneficiadas, evitando que a população tenha que descer ladeiras ou longas escadarias para pegar os ônibus. “Quando realizamos os serviços do Viva o Morro, conseguimos livrar a população de diversas localidades da lama em que viviam e eliminar o perigo de deslizamentos de encostas”, afirmou o prefeito, acrescentando que agora pretende ampliar o programa para beneficiar comunidades ainda não atingidas e também recuperar áreas que estão danificadas pela falta de serviços de manutenção destes últimos anos.
OUTROS PROJETOS – Na audiência, o prefeito ainda apresentou outros projetos considerados essenciais para a comunidade ilheense, a exemplo da construção de mais casas populares, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, e do saneamento básico nas bacias do Pontal e do Malhado. Em relação a área da habitação, Aguinaldo Ribeiro informou a Jabes Ribeiro e aos deputados Mário Negromonte e João Leão, que, pelas análises preliminares da área técnica do Ministério, Ilhéus tem possibilidade de receber pelo menos mais três mil casas, o que dependerá somente da elaboração dos projetos que já estão sendo elaborados pela Prefeitura Municipal.
Em relação aos dois projetos de saneamento, o ministro também abriu a possibilidade de incluí-los na programação do PAC-2 e o prefeito informou que, a respeito da Bacia do Pontal já tem entabulado conversas com a Embasa e o Governo do Estado, cobrando a realização dos serviços que são essenciais para a melhoria das condições de vida dos moradores da zona sul de Ilhéus. Quanto à Bacia do Malhado, obra qualificada por ele tão importante quanto a da zona Sul, disse que a pretensão é conseguir os recursos do PAC-2 para que a própria Prefeitura realize as obras, que incluem a cobertura do canal ali existente e as ligações domésticas a um sistema de esgotamento sanitário.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.03.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...