sexta-feira, 8 de março de 2013

Ilhéus celebra dia da mulher com ações educacionais e de saúde

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 08 de março, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove diversasatividades educacionais e de prevenção a doenças. As ações ocorreram nos turnos matutino e vespertino, na Rua Jorge Amado, no centro da cidade, e no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) localizado no bairro Hernani Sá, na zona sul.
A programação envolveu a promoção de palestras educativas e a distribuição de material informativo, além da entrega de preservativos masculinos e femininos e lubrificantes. A enfermeira, Cecília Alves, destacou que as ações têm como objetivo educar e orientar as mulheres sobre o controle de doenças, informando principalmente as formas preventivas.
“Nosso público é a mulher e todas as atividades visam orientar e aconselhar a mulher sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, comentou Cecília, destacando a realização dos testes de HIV e sífilis, com resultado em cinco minutos. A enfermeira também ressaltou que a coleta de exame preventivo do colo do útero e de exames clínicos de mama e a realização de triagem pré-natal fizeram parte da programação.
Aprovação - No Caic, foram realizadas, pelo Núcleo da Mulher, a aferição de pressão e palestras sobre HIV, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer, exames preventivos, planejamento familiar e pré-natal. Dicas de beleza e curso de limpeza de pele também fizeram parte da programação.
A professora Maristela Freitas participou do curso de limpeza de pele e aprovou a iniciativa do núcleo. “É uma boa oportunidade para aprender a cuidar da pele e da saúde, estou adorando o curso”.
Leda Pureza Morena, coordenadora do núcleo, destacou a importância de serviços direcionados para a saúde da mulher. A coordenadora enfatizou que o Núcleo da Mulher, atua há quinze anos e atende a mulheres, jovens e crianças da região, oferecendo serviços de saúde bucal, orientação sexual, inclusão sóciodigital, e ainda realiza palestras de combate a exploração sexual infantil.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.03.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...