sexta-feira, 15 de março de 2013

Hospital de Base passa por faxinaço e mantém serviços funcionando


A Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi) iniciou pelo Pronto Socorro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães um faxinaço para mudar a realidade de abandono deixada pelos ex-gestores da unidade e que prejudicava moradores locais e de mais de 100 municípios do sul e extremo sul da Bahia. Estão sendo feitas a limpeza geral dos banheiros, sala de espera, recepção e das enfermarias verde e vermelha do setor de emergências. Os serviços oferecidos foram transferidos para um espaço dentro do próprio hospital, sem prejuízo ao atendimento da população.

As intervenções no Pronto Socorro incluem a eliminação das infiltrações, reparos no piso e no teto, conserto das redes hidráulica e elétrica; substituição de caixões e portas; troca de vasos sanitários e lâmpadas, retoque e pinturas das paredes. Além disso, foram retiradas toneladas de equipamentos sucateados e enferrujados e mobiliários sem condições de uso. Parte do material está sendo recuperada na oficina da unidade pelos colaboradores da Hospital.

O presidente da Fasi, médico Paulo Bicalho, disse que antes mesmo da conclusão do faxinaço foram melhorados os serviços de nutrição que funcionavam em uma área inadequada e com piso quebrado, câmaras frias e fogões danificados e panelas amassadas por anos de uso. A melhoria no Hospital de Base está sendo feita com investimentos da prefeitura e com apoio de setores da comunidade, que têm feito doação em serviços.

Mais melhorias

Paulo Bicalho explica que as intervenções começaram pelo Pronto Socorro porque a unidade estava sem a mínima condição de uso, já que está completamente sucateada. O Hospital de Base é o único público no sul da Bahia a oferecer serviços importantes, como de ortopedia e neurocirurgia, que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS. É mantido pelo Município em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

O presidente da Fasi afirma que já está sendo feito um planejamento para promover intervenções de engenharia em todos os setores do Hospital de Base, principalmente no Centro Cirúrgico e Centro de Terapia Intensiva (CTI), que também necessitam de serviços de reforma das instalações. Bicalho assegura que a segunda etapa será executada ainda no decorrer deste ano. Na unidade são feitos em média 450 atendimentos diariamente e 1.600 internamentos por mês.

Urbis 4 ganha Praça de Esportes e Cultura


A Prefeitura de Itabuna doou uma área de três mil metros quadrados no bairro Urbis 4 para construção de três módulos que vão abrigar ginásio de esportes, centro de cultura, biblioteca, telecentro, cineteatro e sala multiuso. A obra faz parte do projeto Centro de Artes e Esportes Unificados do Governo Federal, uma parceria entre os Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura.

O projeto é um equipamento público que busca integrar atividades e serviços culturais, esportivos e de lazer, além da formação e qualificação para o mercado de trabalho e inclusão digital. Segundo a coordenadora do projeto em Itabuna pela Secretaria de Esportes e Recreação, Dinamar da Silva, a Praça dos Esportes e da Cultura tem recebido todo o empenho do prefeito Claudevane Leite para inicio das obras ainda este ano. Ela afirma que o projeto é importante ferramenta para o trabalho com as famílias que vivem em áreas vulneráveis à violência e ao envolvimento com drogas.

Dinamar da Silva participará na próxima semana do II Seminário Regional da Praça dos Esportes e da Cultura, em Salvador, acompanhada dos moradores da Urbis 4 Antonio Oliveira e José Raimundo Souza Santos, que serão fiscalizadores das obras como estipula o projeto. No encontro, os coordenadores do projeto em cada cidade e os representantes das comunidades vão discutir os passos finais para entrega dos equipamentos, o plano de gestão e o formato do programa.

Da - Departamento de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...