quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vítima do tráfico humano tem audiência com o Secretário Almiro Sena


Medo, sequelas psicológicas e nenhum dinheiro. Esse é o saldo da aventura vivida pela baiana resgatada por uma operação conjunta de combate ao tráfico de pessoas, realizada pelas polícias brasileira e espanhola nos últimos dias. A operação culminou no fechamento de uma boate de prostituição na cidade espanhola de Salamanca.


Durante audiência com o Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, e com o Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Ricardo Soares, na manhã desta terça, 05, a vítima da quadrilha comandada por Angel Motos, dono da boate Vênus e chefe do tráfico, contou com detalhes como foi aliciada em Salvador. “Conheci uma pessoa chamada Márcia na academia de ginástica. Ela ficava me perguntando se eu conhecia a Espanha, se eu tinha interesse em conhecer. Chegou mesmo a dizer que iria comigo, mas na hora H, disse que estava doente. Mandou que eu fosse logo que ela iria depois”, disse a resgatada. Ela também relatou sobre a insistência e a pressa do grupo em levá-la rapidamente para fora do país. “Uma das moças tinha desistido. Eu também pensei em desistir, mas disseram que eu não podia mais. Falaram que eu tinha que pagar a passagem mesmo se não fosse. Eu tive mesmo que ir”, contou.


Dívidas – Antes de viajar, em setembro de 2012, a vítima não tinha nenhuma informação sobre o tráfico humano, sobre como agiam as quadrilhas e muito menos de como se proteger para não cair em armadilhas. “Eu não sabia de nada, nem do salário, nem das condições de trabalho. Eles apenas disseram que era para trabalhar numa boate como dançarina ou recepcionista e que o dinheiro era bom. Que eu iria comprar um carro e uma casa em pouco tempo”, relatou a vítima. Segundo ela, a quadrilha era composta por quatro pessoas: Angel Motos, o dono da boate, Márcia, “Neguinha”, “China”, os aliciadores. Estes dois últimos, detidos no último dia 3 pela Polícia Federal.


Denúncia – As informações sobre o tráfico de pessoas passaram a alcançar a população depois das campanhas educativas promovidas pelos governos Federal e do Estado da Bahia, através da SJCDH. O resgate da baiana traficada para a Espanha só foi possível após várias denúncias da sua mãe ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, que se uniu à polícia espanhola para resgatar as vítimas da quadrilha de Angel, também conhecido como Cigano.

O combate a este tipo crime é uma prioridade na gestão de Almiro Sena, que está à frente da SJCDH desde Janeiro de 2011. “Já está em andamento a cooperação internacional entre o Brasil e os estados membros da União Europeia para facilitar o intercâmbio de informações e boas práticas no que diz respeito ao tráfico de seres humanos”, afirmou Sena. “Nós nos reunimos com autoridades espanholas para que possamos atuar juntos no combate a esse tipo de crime” disse o secretário, ressaltando que, além da Espanha, países como Portugal, Itália promovem encontros internacionais de promoção da proteção dos direitos dos migrantes contra a exploração, do Brasil para Estados Membros da União Europeia.


O secretário também revelou que pretende apoiar a vítima. “Vamos tentar inseri-la no mercado de trabalho e dar apoio necessário para que ela tenha um bom encaminhamento na vida, após todo esse trauma”, disse.

Assessoria de Comunicação SJCDH
 www.sjcdh.ba.govr.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Feira de cultura acontece em ilheus

Vem aí: Feira Cultural ‘Dança é Saúde.. Dia 29 de abril a Praça Pedro Matos vai ser palco de muita dança e serviços de saúde. Marque na agen...